Os 74 mil alunos da rede municipal de Joinville terão acesso aos conteúdos para as aulas à distância a partir desta sexta-feira (3) pelo site da prefeitura de Joinville. O município decidiu optar pela modalidade de ensino não presencial durante o isolamento de prevenção ao coronavírus em Santa Catarina.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Na semana passada, a secretária de educação Sônia Fachini havia informado que as aulas à distância seriam adotadas a partir de abril em Joinville. Nesta semana, o Conselho Municipal de Educação aprovou o modelo proposto pela Prefeitura.
Os materiais estarão disponíveis no site da Prefeitura, tanto na página "Coronavírus em Joinville" como no assunto "Educação". Segundo a secretária de Educação, foram criados materiais pedagógicos considerados importantes para o desenvolvimento das aprendizagens que os alunos devem ter durante este período.
– Fizemos um material exclusivo e específico pensando na realidade do momento que vivemos. É um modelo novo para todos nós, por isso contamos com o apoio e parceria com as famílias dos alunos – explica.
Outra maneira dos alunos terem acesso ao conteúdo será pela rádio educativa Joinville Cultural FM (105,1), emissora de concessão do município. Serão veiculados programas divididos por etapa de ensino a partir da próxima semana.
As atividades devem ser complementadas com material físico entregue pela escola em período combinado com a unidade escolar que o aluno estuda.
Leia também: Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir
Como vão funcionar as aulas
No site da Prefeitura, terá os materiais distribuídos por etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Os conteúdos serão divididos por data, com atividades que devem ser realizadas ao longo das semanas pelos alunos e com acompanhamentos dos pais.
– Os alunos devem realizar todas as atividades indicadas durante o período de atividades não presenciais. Tudo será contabilizado como presença e fará parte da avaliação – ressalta a secretária.
A interação com o professor será por salas virtuais. Para entender o uso da plataforma online, a Secretaria de Educação vai disponibilizar um tutorial para explicar passo a passo do processo.
Professores passarão por capacitação
A partir desta sexta-feira (03/04), os professores vão passar por capacitação para realizar a preparação das aulas e monitoramento dos alunos. As atividades escolares realizadas pelos estudantes durante o período de atividade domiciliar devem ser apresentadas aos professores do retorno das aulas presenciais para a contagem de nota e posterior avaliação.
Leia ainda:
Coronavírus em Joinville: Festival de Dança aguarda até maio para definir cancelamento
