Fenômeno volta a “dar as caras” em praia de Balneário Camboriú e chama atenção

Colônias de animais marinho surgiram na areia da Praia Central nesta sexta-feira (22)

Compartilhe:

Briozoários e microalgas (Foto: Luiz Carlos de Souza, NSC TV)

No mesmo dia em que o verão começou, nesta sexta-feira (22), um fenômeno voltou a “dar as caras” na Praia Central, em Balneário Camboriú: são colônias de briozoários e microalgas, que invadiram a areia de forma expressiva. Trazidos pelo mar, eles entram em decomposição e causam mau cheiro. Por isso, equipes da prefeitura passam pela orla com máquina e caçamba para fazer a remoção.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp

Professor de oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Charrid Resgalla Junior explica que esses animais marinhos invertebrados sempre aparecem em Balneário Camboriú, mas que estavam “sumidos” há um mês. A tendência, agora, é vê-los com mais frequência, já que a combinação de aumento de temperatura, luz e alimento tornam o ambiente propício para a proliferação.

Continua após a publicidade

De acordo com o docente, como a quantidade de moradores sobe bastante durante a temporada, há produção maior de esgoto, que acaba chegando ao mar pelo Rio Camboriú. Os animais se alimentam dos nutrientes e as colônias aumentam. O pico, diz Charrid, normalmente ocorre em março.

Praia de Balneário Camboriú está 100% imprópria pela terceira semana

Veja fotos desta sexta

O que se sabe sobre os organismos que escurecem a água do mar em Balneário Camboriú

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, na manhã desta sexta três caminhões-caçamba foram necessários para a retirada das microalgas e briozoários. As arribadas (quando esses organismos aparecem na praia) são comuns no verão, ressaltou a instituição.

Continua após a publicidade

O fenômeno não representa risco à saúde das pessoas, complementa o professor. Entretanto, a orientação é que as pessoas evitem nadar nesses pontos pois é possível que no emaranhado de organismos tenha algum material cortante, como pedaços de madeira, por exemplo.

A prefeitura faz a limpeza sempre que necessário, já no amanhecer dos dias. Quando o número de banhistas é alto, a retirada é manual para evitar o vaivém dos caminhões na areia.

Continua após a publicidade

Leia também

O que é o comboio gigante de caminhões que parou Balneário Camboriú