Furb abre processo administrativo contra servidores que recusaram vacina da Covid-19

Mais de 30 servidores da universidade não tomaram o imunizante e terão de explicar o motivo

Compartilhe:

Vacinação contra a Covid-19 de professores começou em maio de 2021 em SC (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) abriu processo administrativo disciplinar contra 33 servidores que não tomaram a vacina da Covid-19. Uma comissão interna vai avaliar cada caso. Dependendo da conclusão, os profissionais poderão ser exonerados.

Continua após a publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A portaria de instauração dos processos foi publicada nesta semana. Como a Furb é uma autarquia municipal, os servidores são concursados e, por isso, há necessidade desse tipo de trâmite burocrático.

Continua após a publicidade

A vacinação contra o coronavírus é obrigatória para todos os trabalhadores da educação em Santa Catarina desde janeiro. Além disso, Blumenau possui lei que obriga os servidores municipais a se imunizarem. Os professores têm essa exigência desde setembro do ano passado.

O decreto do município faz menção a um decreto de agosto do governo de Santa Catarina que estabelece as condições gerais para as atividades presenciais na área, incluindo a necessidade de vacinação. Pelo texto, quem se recusar, sem justa causa, a tomar a vacina em tese estará cometendo infração disciplinar prevista na lei municipal que dispõe sobre o regime jurídico do funcionalismo público.

A legislação cita que é dever do servidor manter “comportamento condizente”, observar normas legais e regulamentares e cumprir ordens superiores. Entre as penalidades possíveis estão advertência, suspensão e até demissão – medida mais drástica, que só será adotada em últimos casos depois da abertura de sindicância e processo administrativo disciplinar.

Entre os efetivos e temporários que negaram a imunização estão professores que atuam em sala de aula. A Furb não especificou quantos, do total, são docentes.

Continua após a publicidade

Com informações de Patrícia Silveira, NSC TV.
Colaborou Pedro Machado.

Leia também

Veja as 35 ruas de Blumenau mapeadas para ter radares eletrônicos

Continua após a publicidade

Por que as agressões na Câmara de Blumenau ainda não viraram inquérito policial

Autorização da Havan no Centro Histórico de Blumenau deve ser cancelada, recomenda MPF

Continua após a publicidade

Na Blumenau sem Carnaval e com Covid-19, por que ponto facultativo na prefeitura?