Maria Gertrudes da Luz Gomes, fundadora da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos), Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), morreu neste domingo (15), aos 89 anos.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Florianopolitana nascida no bairro José Mendes, a Vovó Gertrudes, como era conhecida, começou o serviço voluntário ainda no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos, no Centro de Florianópolis. Fundou a Avos em 1975 e transformou a associação em umas das principais instituições do país no atendimento à criança enferma.
Dona Maria Gertrudes deixa quatro netos, seis bisnetos e muitos filhos de coração, que são os pacientes atendidos pelo voluntariado ao longo destes 47 anos de Avos e funcionários da instituição.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), lamentou a morte: “Lamento profundamente o falecimento da Dª Maria Gertrudes. Que Deus conforte familiares e amigos. Fica o legado de dedicação e entrega como voluntária e fundadora da Avos”.
O velório começa às 13h deste domingo, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, com sepultamento às 17h30.
