Movimento de passageiros e cargas internacionais cresce 62% nos aeroportos de SC

Dados são referentes ao primeiro trimestre de 2025, levantados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF)

Compartilhe:
aeroporto-de-florianopolis-Foto-de-Eduardo-ValenteSECOM-1

Entre janeiro e março, foram 1,7 milhão de passageiros domésticos, 5,5% a mais do que no mesmo período de 2024 (Foto: Eduardo Valente, Secom SC)

A movimentação de passageiros e cargas internacionais registrou um crescimento superior a 62% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação (Anac).

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Santa Catarina tem assumido esse protagonismo de ser a conexão do Brasil com várias partes do mundo. Nós já tínhamos essa tradição com nossos portos, que são os melhores do país e nos conectam em rotas comerciais a mais de 200 países. Agora, isso tem se ampliado para nossos aeroportos, com os voos diretos para América do Sul, América Central e para a Europa — destaca o governador Jorginho Mello (PL).

Continua após a publicidade

De acordo com Beto Martins, secretário da SPAF, o estado catarinense se consolidou com a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil, com mais do que o dobro do quarto lugar, onde está Brasília.

— A movimentação de cargas internacionais também vem crescendo de forma consistente. São números que se refletem em nossa economia e indicam que o trabalho bem feito dá resultados — pontua.

Durante os três primeiros meses de 2025, passaram pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis 551,8 mil passageiros, 66,5% a mais do que no mesmo período do ano passado. O número já corresponde a mais da metade de toda a movimentação de 2024.

Já a movimentação de cargas internacionais cresceu 62,2% no primeiro trimestre de 2025 em relação a 2024. Foram 1,8 mil toneladas, quase 40% de toda a movimentação do ano passado inteiro.

Continua após a publicidade

Números do mercado doméstico seguem positivos

Entre janeiro e março, foram 1,7 milhão de passageiros domésticos, 5,5% a mais do que no mesmo período de 2024.

Setor de cargas acompanha crescimento

O setor de cargas domésticas cresceu 9,3% no primeiro trimestre de 2025 em relação a 2024. Foram 3,2 mil toneladas com destaque para os Aeroportos de Florianópolis e Navegantes com 1,4 mil e 1,3 mil toneladas, respectivamente.

Continua após a publicidade

Em números totais, somando cargas domésticas e internacionais, foram movimentadas nos aeroportos de Santa Catarina 5,5 mil toneladas no primeiro trimestre, 23,6% a mais do que em 2024.

Somando passageiros domésticos e internacionais, já passaram pelos aeroportos catarinenses 2,3 milhões de passageiros em 2025. O número corresponde a uma alta de 15,6% em relação ao mesmo período de 2024.

Continua após a publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

O que abre e o que fecha em Criciúma no feriadão do Dia do Trabalhador 

Continua após a publicidade

Com frio congelante de -3,17°C, região mais fria de SC tem a menor temperatura do ano

Duas apostas de SC garantem prêmios na Mega-Sena de R$ 6,8 milhões