No Dia da Mulher, Guia Manezinho terá tour com protagonismo feminino em Florianópolis

Lavadeiras, bruxas, professoras e referências nas comunidades da Ilha da Magia terão as histórias resgatadas por quatro guias mulheres

Compartilhe:
No Dia da Mulher, Guia Manezinho terá tour com protagonismo feminino em Florianópolis

Cada guia trará histórias de mulheres diferentes ao longo do tour (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascida no Morro da Coloninha e criada no Morro do Mocotó, Valda Costa foi uma artista autodidata que pertencia a uma família simples, de costureiras, que vivia nas comunidades de Florianópolis. Pintora comparada a Di Cavalcanti, ela é considerada por muitos uma referência no cenário das artes plásticas da capital catarinense.

Continua após a publicidade

A história de Valda é umas das que serão contadas no “Tour Mulheres que inspiram”, do Guia Manezinho, que vai estrear no próximo sábado (8), Dia da Mulher.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Continua após a publicidade

Cássia Souza, de 46 anos, uma das mulheres que conduz o tour, é quem resgata a história da artista. Ela também falará sobre Nega Tide, primeira mulher a ser seis vezes consecutivas cidadã-samba de Florianópolis, o que lhe rendeu o título de Eterna Cidadã Samba.

— Valorizar mulheres, sendo elas famosas ou desconhecidas, acho que é o papel de cada mulher também. Minhas expectativas estão no infinito, já temos lista de espera, estou flutuando nas nuvens — diz Cássia, que é mineira e mora na capital catarinense há 10 anos.

Guia Manezinho de Florianópolis é eleito um dos melhores guias de turismo no TripAdvisor

Cássia conduz o tour ao lado das manezinhas Nicoly Vieira, de 33 anos, Anny Cristina Batista Martins, de 36, e Simoni de Almeida de Maria, de 56. Todas elas estarão usando uma camiseta que diz “Guia Manezinha”, feita especialmente por Rodrigo Stüpp, o Guia Manezinho, para a ocasião. O empresário estará presente no tour, mas não dirá uma palavra.

Continua após a publicidade

— Tem personagens que representam negritude, tem personagens que representam empresárias, tem mulheres de guerrilha… A maior parte das personagens que aparecem passou por Florianópolis, viveu em Florianópolis, mas nem todas — compartilha Stüpp.

O tour, que sai da Casa da Memória às 10h30min, se concentra no Centro Histórico de Florianópolis. Ele dura, aproximadamente, 1 hora e meia, com cerca de 10 paradas.

Continua após a publicidade

Conheças as Guias Manezinhas

Nicoly Vieira é manezinha da Lagoa da Conceição e estudante de Guia de Turismo. Ela trabalha com o Rodrigo, no Guia Manezinho, há três anos.

— Mais do que uma oportunidade profissional, é uma oportunidade única dar visibilidade a tantas mulheres que fizeram tanto pela nossa cidade, que também lutaram e que, pelos seus movimentos, pelas suas coragens, por tudo que elas fizeram, é que a gente hoje pode estar aqui falando delas e ocupando espaços que antes eram majoritariamente masculinos. É fazer jus a toda essa história feminina que é pouco conhecida ainda — diz.

Continua após a publicidade

Nicoly falará sobre velhas conhecidas pelos moradores da Ilha da Magia: as bruxas e benzedeiras.

— Muitas dessas mulheres dão nomes a monumentos, a ruas, a coisas importantes aqui na nossa cidade. A gente passa todo dia por elas, mas não faz ideia de quem são, de qual é o legado, de qual é a relevância. Todo esse fantástico que tem na Ilha, toda essa magia que a nossa Ilha tem, passa pelo feminino — completa.

Continua após a publicidade

Simoni de Almeida de Maria é neta de lavadeiras, e nascida e criada no Monte Serrat. Ela faz parte do Viva Monte Serrat, turismo de base comunitária da localidade. Ela conheceu o Guia Manezinho, que a convidou para o tour, inclusive, por meio deste projeto.

— Vamos falar de nossas mulheres aqui de Florianópolis, que são mulheres maravilhosas. Mulheres que, com muito trabalho, conseguiram um espaço na sociedade. Falar de mulher é falar da gente — pontua.

Continua após a publicidade

Simoni vai contar a história, dentre outras mulheres, de Diamantina Bertolina da Conceição. Conhecida como Dona Neném, apelido carinhoso que recebeu no bairro Rio Tavares, Diamantina foi dona de casa, lavadeira, rendeira e costureira. Ela dá o nome ao Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio Tavares.

Anny Cristina Batista Martins, nascida e criada em São José, na Grande Florianópolis, é guia de turismo e fotógrafa. Ela teve a oportunidade de conversar e contar a história de Kerexu Yxapyry, primeira cacica Guarani reconhecida no Brasil, que é originária da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Além da liderança indígena, Anny falará sobre as lavadeiras do Rio da Bulha — mulheres, na maioria negras, que sustentavam as famílias por décadas lavando roupas em rios e córregos.

Continua após a publicidade

— Estou indo na cara, na coragem e com bastante pesquisa — declara, animada.

Cássia Souza, natural de Belo Horizonte (MG), veio a Florianópolis a trabalho, há 10 anos. Ela conhece e admira Rodrigo há oito anos, e foi inspirada por ele a seguir o curso de Guia de Turismo, que finalizou no ano passado.

Continua após a publicidade

— Se eu posso tirar um pouquinho de mim e valorizar várias outras histórias, de mulheres grandes, mulheres grandes também no seu círculo, que não são tão conhecidas, eu quero estar nesse momento — conta.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Continua após a publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Florianópolis terá mostra fotográfica que celebra mulheres ao longo do mês de março; veja onde

Continua após a publicidade

Como empresária fundou grupo bilionário da construção civil no RS e em SC

Policial de SC prende o próprio abusador e escreve livro sobre busca por justiça