Projeto da Ponte Joinville avança com novo edital e obra fica mais próxima

Prefeitura lançou licitação para contratar supervisão da obra; é a última etapa antes de abrir concorrência para escolher empresa que construirá a estrutura

Compartilhe:

Ponte Joinville terá 855 metros de extensão, com construção sobre o rio Cachoeira (Foto: Divulgação)

Joinville lançou o edital para contratar a supervisão da obra da ponte que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. Segundo a prefeitura, é a última etapa antes de ser aberta a concorrência internacional para definir a empresa que fará a construção da Ponte Joinville.

Continua após a publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O processo licitatório foi lançado no último dia 19, com previsão de abertura das propostas em 14 de março. Com isso, estará definida a empresa que fará a supervisão da obra durante os 24 meses previstos de contrato. 

Continua após a publicidade

O passo seguinte será a licitação da obra para escolha da empresa que construirá a ponte, com extensão de 855 metros. A prefeitura está na fase final de elaboração do edital e tem expectativa de lançá-lo em 2022. Porém, não há previsão para início das obras.

O colunista Jefferson Saavedra havia antecipado que o governo de Adriano Silva (Novo) estima começar a construção em 2023, com término entre o fim de 2024 e o início de 2025.

No início da atual administração, a intenção era iniciar as obras nos primeiros meses de 2022. Porém, a liberação de uma autorização do governo do Estado para a derrubada da vegetação demorou mais do que o esperado.

Investimento de US$ 40 milhões

Os recursos para a construção da ponte e as adequações das ruas no entorno estão assegurados por meio de empréstimo assinado em 2018 com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Serão US$ 40 milhões para todas as obras.

Continua após a publicidade

A Ponte Joinville faz uma nova ligação entre as zonas Sul e Leste. Ela compreende uma adequação de parte da avenida Alvino Hansen, no Adhemar Garcia, seguindo pela ponte sobre o rio Cachoeira e a conexão ao sistema viário já existente no bairro Boa Vista, em um binário a ser implantado nas ruas São Borja e São Leopoldo.

A atual administração municipal aponta a construção da Ponte Joinville como uma das maiores obras em infraestrutura no País a ser executada por uma prefeitura.

Continua após a publicidade

Leia também:

Reforma de vias na zona Sul de Joinville continua nos planos; binário sem previsão

Joinville terá mais lombadas e faixas elevadas em 2022

Continua após a publicidade

Recuperação de alameda em Joinville prevê novos espaços; confira imagens

Investimentos de Joinville ficam abaixo da média nacional das prefeituras