SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Compartilhe:
Santa Catarina envia bolsas de sangue para o RS; saiba como doar

Doação de sangue pode ser feita em nove hemocentros pelo Estado (Foto: Banco de Imagens)

Bolsas de sangue e hemoderivados foram enviadas de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul neste sábado (4) para serem usados nas cidades atingidas pelas enchentes no estado gaúcho. Durante o sábado, oito hemocentros de Santa Catarina fizeram expediente extra para doações.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O transporte do material doado para o estado vizinho foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Continua após a publicidade

— O Samu de Santa Catarina conduziu esse material até Passo Fundo. De lá, esse sangue vai ser distribuído para todas as regiões atingidas pelas cheias. O envio das bolsas será feito de helicóptero para os locais que precisam do sangue — explica o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel, Dionísio Medeiros.

Durante a semana, mais bolsas de sangue e hemoderivados continuarão sendo enviados ao estado vizinho. As doações podem ser feitas em nove unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Santa Catarina.

Como doar

Para doar de sangue, é necessário agendar um horário em uma das unidades do Hemosc pelo Estado. É preciso atender a alguns critérios para ser doador:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade de 16 e 17 anos, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, por exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

O agendamento de doações pode ser feito pelo site do Hemosc (clique aqui). Cada unidade tem horários específicos de atendimento.

Continua após a publicidade

Leia também

Saiba como catarinenses podem ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Número de mortos chega a 55 na maior enchente da história do RS