Subiu para 13 o número de trabalhadores atingidos pelo incêndio em um caminhão-tanque em uma unidade da Anjo Tintas, em Criciúma, ocorrido na manhã de segunda-feira (5). Nesta quarta-feira (7), o sindicato da categoria solicitou fiscalização urgente à Gerência Regional do Trabalho para apurar as circunstâncias do acidente.
O balanço foi atualizado a partir das Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) recebidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região. Dos 13 registros, 11 são de empregados da Anjo Tintas e dois de trabalhadores de empresas terceirizadas. As informações iniciais apontavam duas vítimas.
Entre os atingidos está um funcionário de 27 anos que teve 80% do corpo queimado. Outro trabalhador sofreu fratura em um dos pés. Também foram registrados casos de afecções respiratórias relacionadas à inalação de gases.
Sindicato pede fiscalização após incêndio na Anjo Tintas
O presidente do sindicato, Carlos de Cordes, o Dé, o vice-presidente Lúcio Pelegrin e o assessor jurídico Edson Mendes de Oliveira se reuniram nesta quarta-feira com o gerente regional do Ministério do Trabalho em Criciúma, Glaisson Biava Velho.
Durante o encontro, a entidade formalizou a comunicação do acidente e solicitou urgência na apuração, além de uma fiscalização no local para verificar as condições em que o incêndio ocorreu.
Segundo o sindicato, entre os demais trabalhadores atingidos, um teve afastamento inicialmente previsto por 15 dias, outro por dois dias e os demais por um dia. A entidade informou que continuará acompanhando a situação das vítimas e os procedimentos de fiscalização e investigação.
Trabalhador com 80% do corpo queimado segue internado
Conforme a atualização divulgada pelo sindicato, o funcionário de 27 anos foi transferido para o Hospital da Unimed e permanece inconsciente, com quadro considerado estável.
A equipe médica aguarda a evolução do paciente para avaliar a necessidade de transferência para um hospital especializado no tratamento de queimados, em Lages.
A Comunicação de Acidente de Trabalho informa que ele realizava a transferência de acetato de um tanque para um caminhão quando o incêndio começou. O documento registra que o funcionário foi atingido pelas chamas e teve queimaduras de terceiro grau.
Como ocorreu o incêndio em caminhão-tanque
Os bombeiros foram acionados às 10h47min de segunda-feira para a ocorrência na Rodovia José Spillere, no bairro Vila Macarini. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o caminhão estava no início do abastecimento com solventes inflamáveis quando o fogo começou.
Quando as equipes chegaram, a brigada de emergência da Anjo Tintas já havia iniciado o combate. Os bombeiros deram continuidade ao trabalho até a extinção das chamas e realizaram o rescaldo e o resfriamento do tanque e da cabine.
Os danos ao veículo também provocaram um vazamento de óleo diesel, que foi contido. Ao fim do atendimento, o caminhão foi removido por um guincho e levado para um local seguro.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o acidente.
O que diz a Anjo Tintas
Em nota, a Anjo Tintas informou que acompanha a evolução do trabalhador hospitalizado e presta assistência a ele e à família.
Sobre os integrantes da brigada de emergência, afirmou que foram encaminhados a uma unidade de saúde por segurança e precaução e que já trabalham normalmente. O sindicato, por sua vez, informou os períodos de afastamento registrados inicialmente nas CATs.
A empresa também declarou que apura as circunstâncias do acidente e atua em conformidade com as normas e os procedimentos de segurança aplicáveis.
Confira a nota na íntegra
A Anjo Tintas informa que segue acompanhando de perto a situação do profissional envolvido na ocorrência registrada na manhã de segunda-feira (5).
O profissional que permanece internado, de acordo com as informações médicas mais recentes, apresenta quadro estável. A empresa acompanha sua evolução e presta toda a assistência necessária a ele e à sua família.
Os integrantes da Brigada de Emergência da Anjo foram encaminhados a uma unidade de pronto atendimento, seguindo procedimento padrão de segurança e precaução. Todos já estão trabalhando normalmente.
A empresa segue apurando as circunstâncias do ocorrido. A Anjo Tintas reforça que a saúde e a segurança de seus profissionais são prioridades e que atua em conformidade com as normas e procedimentos de segurança aplicáveis. A empresa segue à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
*Com informações da NSC TV.
