Uma baleia-franca foi avistada com um pedaço de rede de pesca presa nas calosidades da cabeça na quarta-feira (6), na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Esta é a sexta ocorrência do tipo em Santa Catarina e a segunda na Capital neste ano, de acordo com o projeto ProFRANCA, do Instituto Australis, que monitora os animais no litoral catarinense.
Imagens feitas com drone por equipes da Associação R3 Animal registraram o momento em que a fêmea nada ao lado do filhote com a rede presa na cabeça. Ela foi identificada pelo Instituto Australis como a baleia B922, conhecida desde 2022.
Segundo o Instituto Australis não há necessidade de intervenção para tirar a rede no momento, devido à localização em que a rede está presa na cabeça. Neste caso, o item tende a se desprender pelo atrito com as calosidades, de acordo com o Protocolo de Encalhes e Enredamentos.
Caso a remoção seja necessária, ela só pode ser feita por equipes autorizadas, conforme o protocolo — portanto, não é recomendado que a população tente tirar a rede por conta, como ocorreu em julho deste ano. O instituto seguirá monitorando a baleia.
Veja fotos da baleia com a rede na cabeça
Veja vídeo da baleia
Baleias-francas em SC
Anualmente, entre junho e novembro, as baleias-francas vêm ao litoral catarinense em busca de águas mais quentes para se reproduzirem e amamentarem seus filhotes. Hoje, a espécie tem uma população estimada em 800 indivíduos, com crescimento anual de 4,8%, segundo dados do ProFRANCA.
A temporada de baleias deste ano começou intensa, com o primeiro registro feito no dia 27 de maio. O primeiro sobrevoo da temporada de monitoramento das baleias, no Litoral Sul, em 11 de julho, registrou a presença de aproximadamente 85 animais. A maioria foi vista em Imbituba e Garopaba.
Leia também
Combo climático com ciclone e neve deixam SC em alerta para alagamentos, neve e hipotermia





