Uma baleia-franca, que estava presa em uma rede de pesca desde a última quinta-feira (10), foi solta neste domingo (13). A informação foi compartilhada nas redes sociais através de um vídeo registrado pelo fotógrafo Carlos Anselmo, que acompanhou o resgate do animal na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

“Nos últimos três dias, acompanhamos uma baleia-franca em perigo com uma rede de pesca presa à sua carapaça. Diante da recorrência de possíveis riscos exercemos o dever de agir. A retirada da rede foi feita com muito cuidado, por uma pessoa com conhecimento e treinamento em resgates, priorizando a segurança de todos envolvidos”, escreveu o fotógrafo.

A baleia foi registrada pela primeira vez na última quinta-feira, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mobilizou uma embarcação do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) para se aproximar do animal. Entretanto, de acordo com os bombeiros, a rede de pesca não comprometia a mobilidade da baleia, que nadava calmamente. 

O caso também foi acompanhado pela Polícia Militar Ambiental que sobrevoou a área com drones para verificar a mobilidade da baleia. Segundo o órgão, não foi preciso fazer uma intervenção direita, visto que o animal submergia a cada aproximação da embarcação.

Veja o vídeo 

As baleias-francas em SC

As baleias-francas realizam grandes migrações no Hemisfério Sul, entre suas áreas de alimentação e reprodução. Na maior parte do tempo, estão submersas. É possível avistar os animais na costa catarinense entre julho e novembro, quando elas chegam à região para dar à luz e amamentar os filhotes.

Segundo o ProFranca, cerca de 10% da população de baleias-francas-austrais que frequenta as áreas de concentração reprodutiva apresentam manchas brancas no ventre e no queixo. Contudo, os sinais podem ocorrer em todo o corpo, o que resulta em indivíduos parcialmente albinos.

Veja as fotos

Leia mais

VÍDEO: Filhote semialbino de baleia-franca é visto ao lado da mãe na costa de SC

Saiba como adotar uma baleia-franca em Santa Catarina