A quatro meses de encerrar o ano, Santa Catarina ultrapassou o número de viajantes internacionais de 2024. Entre os meses de janeiro a agosto de 2025, o Estado recebeu 565.710 viajantes de outros países, número 14,2% maior do que em todo o ano passado, quando foram registradas as chegadas de 495.358 viajantes de fora.
Somente no mês de agosto, o crescimento foi de 44,92%, indo de 11.614 no ano passado para 16.831 nesse ano. E, levando em consideração apenas os oito primeiros meses de cada ano, o crescimento foi de 66,45%, com a vinda de 225.840 visitantes a mais em 2025. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os números e destacou a relevância do Estado, que tem crescido na atratividade para o público internacional.
— Santa Catarina vem se mostrando um ativo muito importante nessa conquista do Brasil. É um estado que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional, com uma costa linda, mas que também não é só Sol e Praia. Tem natureza e aventura, com trilhas incríveis, muito bem consolidadas, cultura e gastronomia. É um crescimento que segue o do Brasil. Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024 — disse Freixo.
A Argentina, o Chile e o Paraguai foram os principais países emissores de turistas para Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2025. Veja o número de chegadas por país e o crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado:
- Argentina: 384.224 chegadas, aumento de 76%
- Chile: 134.798 chegadas, aumento de 54,32%
- Paraguai: 7.344 paraguaios, aumento de 77%
Tendência nacional
Os números de agosto também foram os melhores da história a nível nacional, superando até mesmo o ano da Olimpíada de 2016. Com isso, entre janeiro e agosto deste ano, o acumulado de chegadas internacionais de passageiros foi de 6.528.303 no país.
Os indicadores mostram um crescimento recorde de 46,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. São Paulo segue sendo o Estado que mais recebe turistas internacionais, seguido do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia.
O país que mais envia turistas ao Brasil continua sendo a Argentina, com mais de 2,6 milhões de turistas argentinos no acumulado de 2025. O Chile vem em seguida, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas.
Países europeus, como França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido, somam juntos mais de 740 mil visitantes no país nesse período.
Leia também
Com mudança de comportamento de brasileiros em viagens, SC se destaca como destino turístico
FOTOS: Florianópolis domina trend do TikTok que enaltece cidades brasileiras
