Julia Milan e Gui Fant apresentam ensaio aberto de danças urbanas com entrada gratuita em SC

Projeto Fragmento explora o street dance, o breaking, o improviso, a dança de parceria e a dança acrobática. Apresentação terá também uma roda de conversa com tradução em Libras no final

Compartilhe:

Relação entre as danças urbanas e a dramaturgia é um dos focos do ensaio (Foto: Gui Fant/Divulgação)

Os bailarinos Julia Milan e Gui Fant, referências em danças urbanas em Santa Catarina, apresentam neste sábado (29) uma composição cênica resultado do projeto Fragmento, que explora o street dance, o breaking, o improviso, a dança de parceria e a dança acrobática. O espetáculo, que conta com entrada gratuita e terá ainda um roda de conversa com tradução em Libras no final, acontece em Florianópolis, na Sala Cênica da Cenarium Escola de Dança, no bairro Itacorubi.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com início às 19h, os artistas compartilharão no ensaio aberto suas pesquisas de movimento e dramaturgia, a partir da relação entre as danças urbanas e elementos como câmera, luz e sombras.  

Continua após a publicidade

Nesse sentido, a dança de parceria, o breaking e o improviso cênico estão presentes em todo o caminho de composição de Gui Fant e Julia Milan, em um projeto concebido muito em razão das ideias e linhas que foram trazidas pelos artistas convidados.

— Cada convidado trouxe para nós olhares e possibilidades diferentes de se relacionar com nosso tema e proposta. Isso foi muito rico, porque apontou perspectivas de fora do nosso processo. Como estamos apenas nós dois construindo e, ao mesmo tempo, dançando, é muito bacana poder dialogar com outras pessoas — afirma Julia Milan. 

O projeto Fragmento, iniciado em janeiro deste ano com apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2022, fala sobre um tempo não-linear, sobre as diversas formas de olhar e de se relacionar com o outro e com o espaço. No processo, os bailarinos exploram as possibilidades de recortes, além de perspectivas do olhar e do mover que alteram e criam composições e sobreposições em um mesmo espaço-tempo. 

A ideia partiu da vontade dos bailarinos de retornar para o presencial depois de três anos de processos e criações intermediadas pelas câmeras e por projetos voltados para a videodança. A pandemia de Covid-19, por exemplo, influenciou comportamentos sociais e artísticos em razão da necessidade de distanciamento. 

Continua após a publicidade

— Não será uma apresentação finalizada enquanto objeto ou produto, mas sim um compartilhamento de processo mesmo, um processo que tem a intenção de ter continuidade e possivelmente tornar-se algo mais estruturado futuramente — destaca a dançarina. 

Floripa Eco: tudo o que se sabe sobre o festival

Continua após a publicidade

Desde o início do ano, o duo está dedicado ao desenvolvimento do tema por meio de uma série de práticas de laboratório e oficinas abertas ao público, feitos em parceria com bailarinos de renome na cena brasileira, como os convidados Lidiane Emmerich, Gabriel Ferreira, Diogo Granatto e William Ballestrin.

Também está previsto um vídeo-memorial, no formato de making of, sobre o processo e as ações realizadas no projeto. O intuito do audiovisual é assegurar a continuidade do projeto e que ele chegue a mais pessoas por meio de festivais.  

Continua após a publicidade

Artista catarinense apresenta exposição inédita no Museu Histórico de Florianópolis

Para mais informações sobre os dançarinos e sobre o ensaio que acontece neste sábado, acesse o Instagram do Projeto Fragmento.

Continua após a publicidade

Quem são os bailarinos

Gui Fant é reconhecido Bboy (dançarino), bailarino e coreógrafo de danças urbanas em Florianópolis. Vive a cultura hip hop desde os 15 anos, promovendo o breaking enquanto ferramenta de transformação social para crianças e jovens em diversos contextos sociais.  

Já a dançarina Julia Milan é professora, bailarina e coreógrafa, além de Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estuda dança desde 1996: começou com balé clássico e moderno, passando pelo jazz, contemporâneo e ,desde 2004, dedica-se às Danças Urbanas.

Continua após a publicidade

Festival Viva Floripa terá atrações que reúnem diversão, negócios e conexão com a natureza

Em 2015, ela e Gui Fant começaram a desenvolver o projeto social IGK Dance, do instituto Guga Kuerten, em parceria com a Cenarium Escola de Dança.  

Continua após a publicidade

Serviço

O que? Ensaio Aberto e Roda de Conversa do projeto Fragmento, com Julia Milan e Gui Fant

Quando? Sábado, 29 de julho, às 19h

Continua após a publicidade

Onde? Cenarium Escola de Dança – Rua Eduardo Gonçalves d’Ávila, 150 – Itacorubi, Florianópolis

Ingressos: entrada gratuita

Continua após a publicidade

Leia também

VÍDEO: Apresentador do Bom Dia SC cai no riso após tropeço de colega ao vivo em SC

Resort de meio bilhão e com ondas artificiais já tem data para ser inaugurado em SC: veja fotos