Luísa Sonza é retirada de festival de rap após acusação de racismo

Compartilhe:

A cantora Luísa Sonza, de 24 anos, foi retirada do line-up do REP Festival, festival de rap que acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Rio de Janeiro. No primeiro line-up, anunciado na semana passada, Luísa deveria fazer uma participação no show de Xamã. Na nova lista de atrações, divulgada ontem, o nome da cantora foi removido e foram incluídos os artistas Don L, MC Marechal e Plutônio.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Procurada, a organização do festival afirmou que “no momento, não haverá uma manifestação dos realizadores do evento a respeito”.

Continua após a publicidade

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa de Luísa Sonza e aguarda. O texto será atualizado assim que houver um retorno.

Racismo de danos morais

No início do mês, a artista compartilhou uma retratação formal e pediu desculpas após responder na Justiça acusações de racismo e danos morais.

Em uma sequência de vídeos compartilhados no Twitter, ela reconheceu que sua atitude “reproduziu racismo estrutural” diante da vítima, a advogada Isabel Macedo, que abriu uma ação contra Luísa.

— Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção — disse a cantora.

Continua após a publicidade

João Guilherme abre o jogo sobre possível participação no BBB23

— Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural —concluiu.

Continua após a publicidade

Devido à situação, a artista decidiu adiar o lançamento de sua turnê “O Conto dos Dois Mundos”, que aconteceria no dia 1º de outubro.

A advogada Isabel Macedo de Jesus, do Rio de Janeiro, está processando a cantora Luísa Sonza por racismo e pedindo R$ 10 mil por danos morais.

Continua após a publicidade

“Deus não está acima de todos, está entre todos”, diz Rafa Kalimann

Segundo a advogada, o caso ocorreu no dia 22 de setembro de 2018, mas o processo ganhou repercussão nas redes sociais em 2020. Na ocasião, Isabel comemorava seu aniversário em uma pousada em Fernando de Noronha, local onde Luísa também se apresentava.

Continua após a publicidade

Isabel estava sentada em uma mesa próxima ao palco quando foi ao banheiro e passou pela artista. A cantora teria dado um tapa em seu braço e pedido para que entregasse a ela um copo d’água.

A advogada tentou explicar ser hóspede da pousada, e não funcionária. Ela afirma que se sentiu humilhada e afirma que não recebeu atenção da gerência da pousada. Isabel também processa a pousada e pede uma retratação pública dos réus.

Continua após a publicidade

Leia também

Falta de espaços especiais nas cadeias de SC faz presos ficarem detidos em casa; entenda

Monitoramento eletrônico: o que falta para SC ser um “grande BBB”