nsc
hora_de_sc

Saúde

10 alimentos para reforçar o sistema imunológico  

Nutricionista de Santa Catarina indica lista de itens que podem potencializar as defesas naturais do corpo  

03/04/2020 - 10h27 - Atualizada em: 07/04/2020 - 10h55

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Saiba como melhorar a defesa do organismo
Saiba como melhorar a defesa do organismo
(Foto: )

Manter o sistema imunológico em alta vem sendo apontado como uma das principais defesas do organismo contra infecções virais, como o coronavírus. E isso somente é possível com uma alimentação adequada. Por isso, a nutricionista Tatiane Nascimento, da rede catarinense Hippo, indica 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico e a imunidade.

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Escolher boas vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas que auxiliam no fortalecimento da imunidade é fundamental. - Com relação aos hortifrutis, a recomendação é que o consumo seja de três a cinco porções por dia de frutas, e o mesmo número de porções para as verduras e legumes. Os alimentos que ajudam a fortalecer o organismo são principalmente frutas cítricas, verduras e legumes, além de sementes e peixes, ricos em nutrientes que são importantes para a manutenção do sistema imunológico - explica Tatiane.

A nutricionista destaca que para mantermos a imunidade em dia, é necessário um conjunto de medidas e não consumo exclusivo de um único alimento. Por isso, manter uma alimentação equilibrada e variada, além da prática de atividade física regular e controle do stress, são essenciais para uma boa imunidade. Esses cuidados devem ser realizados ao longo da vida para manter um bom funcionamento do organismo e a saúde em dia.

Outra dica da especialista é diminuir o consumo de calorias vazias como os alimentos fontes de gordura ruim, açúcar e industrializados, especialmente os produtos que contêm muitos corantes e conservantes, responsáveis por deixar a saúde do corpo mais vulnerável. E para uma escolha mais assertiva, ela elaborou 10 dicas de alimentos que dão um “up” no sistema imunológico.

Nutricionista Tatiane dá dicas de alimentos
Nutricionista Tatiane dá dicas de alimentos
(Foto: )

Confira os 10 alimentos indicados para melhorar o sistema de defesa do organismo

Vegetais de cor verde escura

Brócolis, espinafre e couve são ótimas fontes de ácido fólico. O ácido fólico também conhecido como vitamina B9, possui papel importante no sistema imunológico.

Alimentos amarelos

Esses alimentos são ricos em carotenóides: alfa e betacaroteno que são responsáveis pela proteção da saúde da pele, olhos e coração. Além disso, possuem ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico.

Ricos em zinco

Carne vermelha, fígado, ostras, cereais integrais, castanhas, nozes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico).

Ricos em Ômega-3

Atum, salmão, sementes de chia e linhaça. É importante ressaltar que as sementes de chia e linhaça devem ser trituradas na hora do consumo, quando o objetivo for absorção de ômega-3.

Frutas cítricas

Kiwi, morango, laranja, acerola, tangerina, abacaxi, limão, morango, mamão e manga. Prefira as frutas in natura.

Probióticos

Iogurtes e bebidas à base de kefir, kombucha, iogurte natural e leite fermentado. As kombuchas e kefir são livres de lactose.

Cogumelo shitake

Rico em lentinana, um polissacarídeo que apresenta ação imunomoduladora. Além disso, o cogumelo shitake possui boas quantidades de fibras, proteínas e aminoácidos essenciais.

Alho

Com alta qualidade nutricional o alho é um alimento que possui muitos compostos bioativos como a alicina, além de vitaminas e minerais. Possui ação antioxidante, anti-inflamatória e no sistema imunológico.

Gengibre

Possui compostos fenólicos, como gingerol e shoagol, que apresentam efeitos analgésicos e atividades imunomoduladoras. Além disso, o gengibre atua como anti-inflamatório natural.

Glutamina

É um aminoácido essencial mais abundante no corpo, tem papel importante no sistema imunológico. Fontes alimentares de glutamina são carnes, ovos, derivados de leite e da soja.

Colunistas