publicidade

Saúde
Navegue por

Saúde

10 benefícios para quem pratica 30 minutos de exercícios físicos diários 

No dia 30 de junho será realizada a corrida Mulheres na Pista em Joinville

17/06/2019 - 17h16 - Atualizada em: 18/06/2019 - 11h07

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
(Foto: )

A qualidade de vida está associada a hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas no dia a dia combinada à alimentação adequada. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em seu último estudo, de 2015, que Santa Catarina é o segundo estado onde mais se pratica atividade física no país. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 28,6% da população faz algum tipo de exercício, atrás apenas do Amazonas (32,3%).

Para incentivar ainda mais a prática de atividades físicas, o Ghanem – laboratório Dasa que possui uma unidade de atendimento exclusiva para as mulheres, o Ghanem Mulher – será o principal patrocinador da Corrida Mulheres na Pista, evento que ocorre no próximo dia 30 de junho, em Joinville. A prova terá percursos de 3,5k de corrida e de caminhada, e de 6k de corrida, além de corrida kids (essa última para meninas e meninos com idade entre quatro e 13 anos).

Na entrega dos kits para as corredoras, marcada para o dia 29 de junho, serão arrecadadas doações de alimentos não perecíveis para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Todos os produtos serão destinados para 15 mulheres carentes que estão em tratamento contra a doença e que passam por dificuldades financeiras.

A seguir, Myrna Campagnoli, diretora médica do Ghanem, enumera 10 benefícios que a atividade física proporciona ao corpo e à mente quando incluída na rotina.

Diminui a pressão arterial

Dentre os principais benefícios da atividade física está a melhora cardiovascular, isto é, o melhor desempenho do coração. Isso se aplica tanto ao condicionamento físico mais efetivo quanto à diminuição da pressão arterial.

Combate o diabetes e as alterações no colesterol

A prática regular de atividade física auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom). Além disso, diminui a obstrução de vasos sanguíneos e a captação de glicose, o açúcar utilizado pelo organismo, o que ajuda a reduzir o risco de diabetes.

Melhora a capacidade respiratória

Quanto maior a intensidade do exercício, maior é a quantidade de oxigênio necessária para a inspiração, fazendo com que o ar entre pelos pulmões, pelo nariz e também pela boca. À medida que o nível de condicionamento físico aumenta, a respiração tende a melhorar e se torna menos ofegante e cansativa.

Fortalece ossos e articulações

Por trabalhar principalmente os membros inferiores, a atividade física fortalece as panturrilhas, as coxas e o bumbum. Outro benefício é a redução da flacidez e do acúmulo de gordura localizada.

Ajuda no emagrecimento

A aceleração do metabolismo é o principal fator para a queima de gordura acumulada. A atividade física acelera o metabolismo, pois aumenta a produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4, que proporcionam a queima mais rápida de gorduras.

Ajuda a regular o sono

Uma boa noite de sono pode reduzir o surgimento de diversas doenças e amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade causados pela rotina exaustiva. A corrida produz substâncias que relaxam o corpo e que proporcionam uma melhor qualidade do sono.

Diminui a ansiedade e o estresse

O esporte é um aliado no combate à ansiedade e à depressão, pois libera hormônios como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Também aumenta os níveis de neurotransmissores como a dopamina, conhecida como o hormônio do prazer e da felicidade.

Ajuda a minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual

O estrogênio e a progesterona passam a ter influência sobre o funcionamento do corpo feminino desde a menarca (primeira menstruação). A prática de algum tipo de atividade física proporciona o aumento da produção de beta-endorfina – hormônio vasodilatador que atenua as cólicas menstruais.

Reduz os impactos da menopausa sobre o corpo

A prática recorrente de algum tipo de esporte, depois dos 50 anos, estimula a produção de hormônios que auxiliam na recuperação muscular e na manutenção das massas magra e óssea. Exercícios físicos frequentes retardam o envelhecimento arterial e diminuem a gordura corporal.

Ajuda na prevenção de infecções ginecológicas

Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de infecções ginecológicas é a queda da imunidade, o que favorece os agentes causadores de doenças, como a candidíase. A prática regular de atividade física auxilia na melhora dos níveis de imunidade do organismo.

Serviço:

Corrida Mulheres na Pista

Quando: 30 de junho de 2019

Distâncias: 3,5k de caminhada, 3,5k e 6k de corrida e corrida kids para crianças com idade entre quatro e 13 anos

Largada: às 7h, em frente ao Laboratório Ghanem Mulher

Endereço: Rua Lages, 757 - Bairro América

Clique aqui para mais informações.

Leia mais notícias de Joinville e região.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação