Joinville tem 2,7 mil casos confirmados de coronavírus, de acordo com os dados do governo do Estado, mas o número pode ser bem maior. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (8), o secretário municipal da saúde, Jean Rodrigues da Silva, afirmou que cerca de 18 mil joinvilenses já contraíram o vírus. E a maioria é de pessoas assintomáticas.
Continua depois da publicidade
– Nós hoje temos uma prevalência testada no município de aproximadamente 3%. Isso nos indica que aproximadamente 18 mil joinvilenses já têm coronavírus. É uma porcentagem pequena, haja vista o tempo que nós já estamos lidando com a pandemia, mas isso nos traz grandes desafios a médio e longo prazo – explicou.
Segundo o secretário, os dados são do inquérito epidemiológico que está sendo realizado em toda a cidade e que terá um balanço parcial divulgado nesta quinta-feira. São 12 mil testes rápidos que começaram a ser aplicados em 15 de junho em uma população escolhida de forma aleatória para pesquisar o percentual de contaminação pelo coronavírus em Joinville. O inquérito terá oito semanas de duração.
O Join.Covid, como é chamado pelo município, vai permitir avaliar a curva de contágio, se os casos da doença estão crescendo, em que velocidade e, posteriormente, acompanhar a queda da contaminação para possíveis afrouxamentos de medidas de isolamento e sanitárias..
O inquérito abrange todas as regiões do município. O contato inicial é realizado por telefone pela equipe da Secretaria da Saúde, que vai coletar informações sobre os moradores da residência, situação de saúde e práticas de isolamento social. Um dos membros da família, de qualquer idade, será escolhido para fazer o teste rápido, que será realizado em uma Unidade Básica de Saúde ou no Centro de Triagem da Covid-19.
Continua depois da publicidade
Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo Web-Saúde, serviço disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, pelo whatsapp.
 
				 
                                    