A Secretaria de Saúde começa na próxima segunda-feira (15) a realizar testes rápidos em 12 mil pessoas de forma aleatória em Joinville. A ação é chamada de inquérito epidemiológico JOIN.COVID e vai durar oito semanas. Serão aplicados 300 testes por dia em uma população escolhida de forma randômica para pesquisar o percentual de contaminação pelo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
O inquérito epidemiológico vai abranger todas as regiões do município. O contato inicial será realizado por telefone pela equipe da Secretaria da Saúde, que vai coletar informações sobre os moradores da residência, situação de saúde e práticas de isolamento social. Um dos membros da família, de qualquer idade, será escolhido para fazer o teste rápido, que será realizado em uma Unidade Básica de Saúde ou no Centro de Triagem da Covid-19.
– O JOIN.COVID vai permitir avaliar a curva de contágio, se os casos da doença estão crescendo, em que velocidade e, posteriormente, acompanhar a queda da contaminação para possíveis afrouxamentos de medidas de isolamento e sanitárias – explica a gerente de Gestão Estratégica da Secretaria da Saúde de Joinville, Keli Bett.
Para que o inquérito epidemiológico alcance os resultados desejados, a Secretaria da Saúde conta com o apoio da população.
Continua depois da publicidade
– É importante que a população colabore com nossos entrevistadores e, caso a pessoa seja escolhida, que realize o teste. A contribuição da nossa população nessa pesquisa é imprescindível para o seu sucesso – destaca Keli.
Além desse novo estudo, o município também participa da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional (Epicovid-19)”, realizada pelo Ministério da Saúde, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
A Epicovid-19 acontece em nível nacional e a amostragem é de apenas 250 testes por semana. Já a JOIN.COVID fará 1,5 mil testes semanais, o que, estatisticamente, revela a taxa real de contágio, de acordo com a prefeitura.
Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo Web-Saúde, serviço disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, pelo whatsapp. As mensagens de áudio, texto ou vídeo podem ser enviadas pelo número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.
Continua depois da publicidade