Além de autores renomados, a Feira do Livro de Joinville também abre espaço aos escritores independentes, que publicam seus livros sem vínculos com as editoras tradicionais. Para 2025, as inscrições para os autores independentes já estão abertas. A 21ª edição do evento acontece de 29 de maio a 8 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A chance de marcar presença na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Joinville, o maior e mais tradicional evento literário de Santa Catarina, é uma grande oportunidade para os escritores independentes.
Veja fotos
A pedagoga Carla Magalhães, de Hortolândia (SP), foi uma das escritoras que participou do evento no ano passado. Em 2025, ela retorna à Feira do Livro com novos livros. Segundo a autora, a participação no evento representa um passo importante na busca por novos públicos.
Continua depois da publicidade
— Em Joinville conheci outros autores e pude contar com muito suporte da organização. Foi uma experiência muito bacana, e quando abriram as inscrições para este ano eu já enviei meu pedido de data — conta.
Feira do Livro anuncia encontro de influencers literários e escritores fenômenos em Joinville
Entre os destaques do evento está o fortalecimento da literatura local, com a promoção dos escritores da cidade. Na última edição, foram realizadas sessões de autógrafos de 100 escritores locais, entre obras individuais e coletivas.
Em 2025, Bernadete Schatz Costa e Elizabeth Fontes são escritoras joinvilenses que estão na programação oficial entre os nomes nacionais. Nesta edição, elas participam de encontros com os leitores em palestras no Palco Principal. Bernadete, que é também presidente da Associação das Letras, entidade que representa os escritores de Joinville, participa do evento desde 2014 com sessões de autógrafos e comercialização das suas obras.
— A Feira do Livro de Joinville é fundamental para os autores independentes e os autores que estão iniciando, para que suas produções cheguem ao público. Por isso, ela é um momento muito aguardado pelos escritores. Participar neste ano com uma atividade dentro da programação oficial é muito gratificante, e é uma grande oportunidade como escritora — afirma.
Continua depois da publicidade
A coordenadora da Feira do Livro de Joinville, Fernanda Brandão, reforça a importância da presença dos escritores independentes.
— Autores independentes, muitas vezes, enfrentam dificuldades para ganhar visibilidade no mercado literário, que tende a ser dominado por grandes editoras. As sessões de autógrafos em eventos como a Feira do Livro oferecem uma plataforma para esses escritores apresentarem suas obras a um público mais amplo e para que os leitores conheçam novos talentos. Isso é fundamental para diversificar o cenário literário e garantir que vozes menos ouvidas tenham a chance de serem reconhecidas — destaca.
Saiba como se inscrever como autor independente
Os interessados podem se inscrever solicitando o formulário pelo e-mail autografos@institutofeiradolivro.com.br. Segundo a organização do evento, a inscrição dá direito a um horário na Praça de Autógrafos de forma gratuita. Na última edição, mais de 130 escritores realizaram sessões de autógrafos na Feira do Livro, entre nomes famosos da literatura nacional e autores estreantes.
As inscrições acontecem até o início de maio, mas há limites de vagas por horários. Por isso, é importante que os escritores façam o pedido no início do processo de inscrições.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Autor de obra na Netflix e escritora “fenômeno” são atrações da Feira do Livro de Joinville