Com a influência de países estrangeiros como a Itália, muitos pratos tornaram-se comuns ao paladar dos brasileiros e passaram por modificações, exemplo disso são as famosas lasanhas. Originalmente preparada com carne moída, molho vermelho, queijo e bacon defumado, a iguaria tornou-se um dos pratos favoritos no país. Isso porque ela é fácil de fazer e pode ser combinada com diversos ingredientes para incrementar o sabor. Por isso, confira 3 receitas de lasanha para deixar o seu dia ainda mais gosto. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Lasanha à bolonhesa com molho branco 

Ingredientes 

Molho à bolonhesa 

1 1/2 colher de sopa de óleo
1 cebola descascada e ralada
1 kg de carne moída
350 g de molho de tomate
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Molho branco 

Continua depois da publicidade

3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
300 ml de leite
500 g de creme de leite
1 pitada de sal

Massa 

1 pacote de massa para lasanha
Sal e queijo parmesão ralado a gosto
Água para cozinhar

> 5 receitas de massas deliciosas e fáceis de preparar

Modo de preparo 

Massa 

Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Aos poucos, adicione algumas folhas de massa para lasanha e cozinhe até elas ficarem macias. Repita o processo com toda a massa, retire da panela com cuidado e pendure sobre um escorredor para não grudar. Reserve. 

Molho à bolonhesa 

Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente a carne moída e o molho de tomate e misture bem. Cozinhe por cinco minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. 

Molho branco 

Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a farinha de trigo e mexa até obter uma consistência homogênea. Aos poucos, acrescente o leite e mexa até dissolver bem. Por último, coloque o creme de leite e misture para incorporar aos demais ingredientes. Reserve. 

Continua depois da publicidade

Montagem 

Em uma assadeira, faça uma camada com a massa para lasanha. Despeje o molho à bolonhesa e espalhe. Faça uma camada com molho branco e cubra com a massa. Repita o processo até preencher toda a assadeira e finalize com a massa. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Sirva em seguida. 

Lasanha ao molho branco cremoso 

Ingredientes 

1 pacote de massa para lasanha pronta
1 pote de requeijão
240 g de creme de leite
20 g de queijo muçarela fatiado
350 ml de leite
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola descascada e picada
1 xícara de chá de queijo parmesão
150 g de presunto fatiado
Sal a gosto
Água para cozinhar

Modo de preparo 

Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte o amido de milho, o leite e o creme de leite e mexa até engrossar. Tempere com sal, desligue o fogo e reserve. Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Aos poucos, adicione algumas folhas de massa para lasanha e cozinhe até ficarem macias. Repita o processo com toda a massa, retire da panela com cuidado e pendure sobre um escorredor para não grudar. Reserve. 

Em uma assadeira, coloque um pouco de molho e espalhe. Disponha a massa e faça uma camada de queijo e presunto. Acrescente o requeijão e espalhe com uma colher. Despeje novamente um pouco de molho e repita o processo até preencher toda a assadeira. Finalize com molho e polvilhe com queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Sirva em seguida. 

Continua depois da publicidade

> 4 receitas práticas de wrap para o sábado

Lasanha com espinafre e molho branco em cima de um prato branco
Lasanha de espinafre (Imagem: Nataliya Arzamasova | Shutterstock)

Lasanha de espinafre

Ingredientes 

Recheio 

1 pacote de massa para lasanha
1 maço de espinafre
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola descascada e picada
2 dentes de alho descascados e amassados
Sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto
350 g de queijo muçarela fatiado
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho 

1/2 l de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de café de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto

> 4 sobremesas com frutas para incluir na dieta

Modo de preparo 

Recheio

Separe as folhas de espinafre, lave em água corrente e pique. Reserve. Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte as folhas de espinafre e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino branca. Desligue o fogo e reserve. 

Continua depois da publicidade

Molho 

Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a farinha de trigo e mexa até obter uma consistência homogênea. Aos poucos, coloque o leite e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino branca e noz-moscada. Reserve. 

Montagem 

Em uma assadeira, coloque um pouco de molho e espalhe. Faça uma camada de massa e disponha o espinafre. Cubra com o queijo muçarela e repita o processo até preencher toda a assadeira. Finalize com uma camada de massa. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Sirva em seguida.

Leia também

4 receitas práticas com frango para o almoço

3 receitas práticas com salmão para o domingo

4 receitas leves e econômicas com carne moída

Destaques do NSC Total