Há 30 anos, no dia 1º de maio de 1994, morria Ayrton Senna. A morte de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 foi um dos acontecimentos mais marcantes daquele ano. Porém, o ano de 1994 também entrou para história por diversos outros fatos no Brasil e no mundo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Seja na política, na economia, no entretenimento ou no esporte, 1994 é um ano com vários momentos inesquecíveis. Acompanhe neste texto como era o mundo no ano em que o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna morreu. 

Continua depois da publicidade

Veja alguns dos principais acontecimentos de 1994, ano da morte de Ayrton Senna

Uma nova moeda para o Brasil

Em 1994, o Brasil passou por grandes transformações na economia e na política. A principal delas foi a criação da nova moeda, o Real. No dia 1º de julho de 1994, o Brasil preparava-se para a Copa do Mundo com uma moeda que valia mais que o dólar. 

FHC é eleito presidente da República

Naquele mesmo ano, o país também elegeu um novo presidente da República. Em 3 de outubro de 1994, Fernando Henrique Cardoso foi eleito em primeiro turno, tornando-se o 34º presidente do Brasil. FHC foi um dos criadores do Plano Real. 

Seleção Brasileira conquista o Tetra na Copa do Mundo de 1994

Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, o Brasil encerrou o jejum de 24 anos e levantou a taça de campeão mundial. O Tetracampeonato de 1994 foi decidido em um partida histórica contra a Itália, decidida nos pênaltis.

Continua depois da publicidade

Título inédito para o Basquete feminino

O Palmeiras foi bicampeão brasileiro em 1994. Na Copa do Brasil, o Grêmio foi o campeão. Na Libertadores daquele ano, o São Paulo perdeu a final para o Vélez Sarsfield, da Argentina. Ainda naquele ano, a Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino conquistou o título inédito de campeã mundial, após derrotar a equipe da China, em Sydney, na Austrália, por 96 a 87.

Começa a primeira temporada de “Friends”

No entretenimento mundial, 1994 foi o ano da estreia de “Friends”, uma das séries de televisão mais famosas do mundo. No dia 26 de maio, o cantor Michael Jackson se casou escondido com Lisa Marie Presley, filha do cantor Elvis Presley. 

Hit natalino de Mariah Carey

Há 30 anos foi lançado o hit natalino “All I Want for Christmas is You”. A canção de natal de Mariah Carey domina a época de festas até hoje. “I’ll Make Love To You” do Boyz II Men e “I Swear” do All 4 One, foram algumas das músicas internacionais mais tocadas em 1994. 

Os sucessos musicais de 1994

No Brasil, “Essa tal liberdade” do Só Pra Contrariar era a música chiclete do ano. Além disso, Skank, Cidade Negra e a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano dominavam as paradas das rádios. Foi em 1994 que Cássia Eller lançou o sucesso “Malandragem”. 

Continua depois da publicidade

“O Rei Leão” é campeão de bilheteria

O clássico filme da Disney, “O Rei Leão” foi lançado em 1994. “Forrest Gump”, “Os Batutinhas” e “Entrevista com Vampiro” também foram campeões de bilheteria há 30 anos. Jim Carrey lançou, no mesmo ano, três filmes: “Débi & Loide”, “O Máscara” e “Ace Ventura”.

“A Viagem” é o grande sucesso das novelas do ano

No Brasil, a novela que marcou época em 1994 foi “A Viagem” de Ivani Ribeiro. “Quatro por Quatro” de Carlos Lombardi também conquistou o público. O remake de “Éramos Seis” no SBT chegou a brigar com a Globo na audiência do horário nobre. 

Estreia na TV Cultura “O Castelo Rá-Tim-Bum”

Para a criançada, 1994 não deixou a desejar. O famoso videogame PlayStation da Sony também foi lançado neste ano. Foi ao ar o primeiro episódio do programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura. “Cavaleiros do Zodíaco” começou a ser exibido no Brasil, na extinta TV Manchete, e na Globo estreou “Power Rangers”. 

Leia também:

Como estão os jogadores campeões da Série A 2019 pelo Flamengo

Relembre todos os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

Como estão os jogadores de vôlei medalhistas de ouro em Atenas 2004

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Destaques do NSC Total