Um dos episódios mais curiosos e intrigantes da história recente do Brasil completa 30 anos nesse início de 2026. As primeiras semanas de 1996 foram movimentadas por uma “criatura” vista nas ruas de uma cidade do interior de Minas Gerais. O ser flagrado por moradores e câmeras de segurança ganhou fama de Extraterrestre e foi apelidado pelo público de “ET de Varginha”.

Continua depois da publicidade

Em poucos dias, a criatura ganhou notoriedade nacional – e até mesmo fora do Brasil. Incontáveis reportagens e até mesmo obras literárias narraram a aparição de um ser alienígena na pequena cidade de Varginha. E não foi apenas folclore: o caso foi estudado por entidades e personalidades da área de Ufologia, que pesquisa sobre vida fora da Terra. E virou inquérito policial, em investigação que envolveu até mesmo o Superior Tribunal Militar (STM).

Relembre a história

Tudo começou no dia 20 de janeiro de 1996, quando alguns jovens relataram ter visto uma criatura com características muito diferentes dos seres humanos caminhando pelas ruas e nas áreas de vegetação de Virginha. O grupo destacou que o ser andava agachado, possuía uma cabeça muito maior do que o normal, braços e pernas longos e a pele com aspecto e coloração incomuns.

O caso rapidamente ganhou notoriedade na comunidade e na imprensa, e não demorou para que outras pessoas alegassem terem visto a mesma criatura. Jornalistas e pesquisadores de diversos países desembargaram na cidade, localizada no Sudoeste de Minas Gerais.

Com a repercussão, autoridades, a ciência e a Polícia decidiram agir para investigar a tal criatura. O caso, porém, ganhava novos capítulos a cada dia. Um médico neurologista afirmou ter presenciado e analisado o suposto alienígena – que definiu como um “ser estranho” – em um leito hospitalar logo após um procedimento.

Continua depois da publicidade

A revelação do médico e outros detalhes podem ser vistos na série documental do Globoplay que relembra o caso, chamada de O Mistério de Varginha. O primeiro episódio já está disponível.

Inquérito policial sobre o ET de Varginha (Foto: reprodução, Globo)

Polícia e a ciência se posicionam sobre o ET de Varginha

Após toda a repercussão e os trabalhos da polícia para esclarecer o episódio, as investigações concluíram que tudo não passou de uma confusão e de boatos. O caso, que se tornou um Inquérito Policial Militar (IPM) do STM, foi arquivado.

Cientistas e pesquisadores que estudaram o caso também se manifestaram na época, e alegaram que não reuniram provas ou indícios suficientes que sustentassem sequer alguma possibilidade de um ser extraterrestre na cidade de Varginha ou qualquer outro local.

Suposto alienígena na verdade era um morador de rua conhecido como Mudinho, segundo a polícia (Foto: reprodução, Globo)

Continua depois da publicidade

Quem era o ET de Varginha?

A principal conclusão da Polícia com as investigações é a de que a “criatura” vista pelos jovens em um terreno baldio, que ganhou o apelido de ET de Varginha era, na verdade, um homem, morador de rua, conhecido na cidade como Mudinho.

O homem tinha distúrbios mentais e costumava se agachar próximos a muros ou vegetações para se proteger da chuva e do frio – o que ajuda a explicar algumas características apontadas pelos jovens.