Quantas histórias, encontros e reencontros podem ocorrer em 16.437 dias em um único lugar? Os números são incalculáveis, mas esse é o tempo exato em que essas possibilidades aconteceram no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, que completa 45 anos neste domingo.
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Inaugurado em 23 de julho de 1972, o terminal já recebeu, ao longo de sua história, mais de 7,6 milhões de passageiros, entre chegadas e partidas. Hoje, aos 45 anos, ele tem capacidade para atender, por ano, até 1,3 milhão de passageiros em um espaço de 4 mil metros quadrados.
Somente nos primeiros cinco meses deste ano, Joinville recebeu cerca de três mil movimentações de aeronaves, somando pousos e decolagens. O resultado é reflexo das melhorias feitas no aeroporto em mais de quatro décadas. No período, o aeroporto joinvilense otimizou serviços, melhorou a infraestrutura e aumentou a capacidade para receber voos e novos passageiros.
O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola conta com 15 posições de check-in e sistema automatizado para informação dos voos. O terminal dispõe ainda de lanchonetes, lojas de artesanato, revistaria e uma locadora de veículos. Além disso, o aeroporto conta com oito voos diários: três da Azul, três da Latam e dois da Gol, tendo como destinos Campinas e São Paulo (Congonhas).
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve uma grande evolução da movimentação de passageiros no aeroporto a partir 1979, data do registro mais antigo, quando o terminal aéreo recebeu 15.088 passageiros. Em 2016, o ano terminou com fluxo de 515.832 viajantes.
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Eventos impulsionam crescimento
Na chegada do seu 45º aniversário, o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola registra também um aumento significativo no número de passageiros em decorrência dos embarques e desembarques de participantes e turistas que têm como destino o Festival de Dança de Joinville. O evento teve início no dia 18 e se estende até o dia 29, com mais de sete mil bailarinos, estudantes e professores de dança de todo o Brasil.

Conforme a Infraero, historicamente o Festival representa um aumento expressivo no movimento do aeroporto, considerado um dos principais pontos de entrada para os grandes eventos que acontecem na cidade. Entre eles, estão ainda a Festa das Flores, Expogestão e Exposuper. Segundo Rones Heidemann, superintendente do aeroporto, o aeroporto se moderniza à medida que a cidade aumenta sua demanda.
– Temos uma demanda de visitantes grande aqui na cidade, que cresce ano a ano. E o nosso aeroporto acompanha esse crescimento, oferecendo serviços e bom atendimento aos passageiros e promovendo o desenvolvimento regional – afirma Rones.
Melhorias e investimentos
A Infraero planeja investir cerca de R$ 50 milhões em novos serviços e melhorias no aeroporto nos próximos anos. Conforme a empresa, está nos planos a construção de uma nova seção contra incêndio, com investimentos de R$ 2,4 milhões, e a implantação de um novo complexo logístico a partir da concessão da operação do terminal de logística de carga, com investimentos de R$ 47,9 milhões.
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Ainda de acordo com a administração do aeroporto, melhorias recentes foram feitas no terminal. No ano passado, houve a abertura de um novo portão na sala de embarque com objetivo de facilitar as chegadas simultâneas das companhias aéreas que operam no local.

Em 2014, o terminal também foram concluídas as obras da nova sala de embarque, que passou de 259 metros quadrados (m2) para 382 m². Também foi implantado o sistema ELO, que estabelece a ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo. O equipamento prioriza o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e oferece mais conforto aos passageiros que chegam ou partem da cidade. O investimento total do sistema foi de R$ 4,2 milhões.
Outra operação iniciada em 2014 ajudou a facilitar o pouso das aeronaves em condições de mau tempo por meio de um instrumento de auxílio à navegação. O Sistema de Aproximação por Instrumentos (ILS) custou R$ 10 milhões e opera há três anos no terminal.
A aplicação do ILS, considerando uma amostragem de 845 dias desde a homologação do equipamento, mostra que, até junho, o aeroporto teve ganho operacional estimado de 72,03%.Os dados da empresa apontam que o aeroporto de Joinville operou abaixo das condições mínimas para pouso por 191,09 horas, sendo que, sem o equipamento, esse número seria de 740,65 horas.
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