Uma denúncia anônima ajudou as autoridades a localizar um gatil clandestino na cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis. Os agentes do Grupo de Operações e Resgate (GOR) e da Diretoria de Bem Estar Animal encontraram 45 gatos persas em situação de maus-tratos. Todos os animais foram recolhidos e vão receber atendimento veterinário.
Continua depois da publicidade
As equipes contaram que os gatos, adultos e filhos, estavam doentes, alguns até com sarna (veja de fotos abaixo). No momento do flagrante, na sexta-feira (6), os animais se alimentavam de fígado bovino cru, servido em um pote grande com moscas e larvas. Os potes de água também estavam bastante sujos. A dona do local foi levada à delegacia e vai responder por maus-tratos a animais.
A proprietária do gatil já estava na mira das autoridades há dois anos. Ela teve um pet shop em Itapema, onde vendia os gatos persas. Clientes começaram a denunciar a mulher quando os animais comprados passaram a ficar bastante doentes. O espaço foi fechado e, até a última semana, as autoridades não tinham conseguido descobrir o espaço onde era feita a reprodução dos animais.
Continua depois da publicidade
Aí uma denúncia ajudou a chegar ao imóvel. “Os animais estavam em ambientes insalubres, com sinais claros de negligência, maus-tratos e ausência de cuidados veterinários”, informou o GOR. Os gatos persas estão sob a responsabilidade do Grupo de Operações e Resgate e de parceiros da entidade até que o processo de apuração do caso seja concluído.