Com o verão chegando em dezembro, o desejo por uma pele bronzeada começa a ressurgir. Porém, para conquistar o bronzeado perfeito é necessário mais do que apenas se expor, com cuidado, ao sol.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A alimentação balanceada e hidratação (tanto da pele como de todo organismo) são fundamentais para que o bronzeado seja saudável e não cause problemas para a pele, ou até uma insolação. Confira abaixo uma lista de alimentos que podem ajudar a conquistar o bronzeado perfeito neste verão.

Alguns alimentos contêm nutrientes que ajudam  a proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação solar, segundo a nutricionista Elisa Berkenbrock. Esse efeito protetor é resultado da ação antioxidante ou de hidratação que nutrientes proporcionam.

Ainda que os nutrientes ajudem a proteger a pele, a nutricionista reforça que evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e passar protetor solar, além de reaplicar a cada duas horas, são indispensáveis.

Continua depois da publicidade

— O corpo como um todo tem que estar bem nutrido e livre de agentes pró-inflamatórios e pró-oxidativos, como açúcar, álcool, gorduras ruins, industrializados, para responder positivamente à exposição solar responsável e consciente — explica.

Por que meu bronzeado demora a aparecer?

5 Alimentos que ajudam no bronzeado

1. Cenoura

A cenoura é um dos alimentos ricos em carotenoides, pigmentos naturais de cor laranja, vermelha ou amarela, que possuem ação antioxidante. Alguns carotenoides, principalmente o betacaroteno, ao serem absorvidos pelo organismo podem ser transformados em vitamina A, que age ativamente na recuperação da pele e na formação de melanina.

A melanina é a principal proteína responsável por definir a cor da pele, ou seja, dar o aspecto de pele bronzeada. Ela é produzida, principalmente, para proteger o organismo da radiação solar.

Outros alimentos ricos em carotenoides são abóbora, damasco, manga e mamão.

2. Espinafre

Não é só o Popeye que encontra benefícios no espinafre! Folhas de coloração verde-escura são ricas em betacaroteno, nutriente que ajuda a combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce.

Continua depois da publicidade

3. Tomate

O fruto é rico em vitamina A, assim como a cenoura, e também em vitamina C. Além de consumir os nutrientes, é necessário que o organismo tenha as ferramentas necessárias para absorvê-los, para por fim poder desfrutar dos benefícios. É neste momento que a vitamina C se torna importante para o bronzeado, pois auxilia na absorção do betacaroteno.

4. Açaí

Tem algo melhor do que um açaí bem gelado em um dia quente de sol? Além de refrescante, o alimento possui nutrientes que auxiliam no bronzeamento e na hidratação do corpo.

Frutas, verduras e legumes ricos em carotenoides são antioxidantes, participam da produção de melanina e ajudam a bronzear a pele de forma saudável.

5. Melancia

Assim como o tomate, a melancia é rica em vitaminas A e C. O bônus da melancia é a sua grande quantidade de água, que ajuda na hidratação do corpo.

Continua depois da publicidade

Bônus: Água

Um corpo desidratado não consegue tirar proveito dos benefícios dos nutrientes citados em todos os alimentos listados. Por isso, a nutricionista Elisa Berkenbrock alerta: a pele ressecada não fica bronzeada!

— Pele desnutrida, ressecada, manchada, só se prejudica ainda mais [com a exposição ao sol — explica.

A nutricionista recomenda que, além de consumir alimentos ricos em carotenoides, outros tipos sejam evitados na dieta diária. Alimentos que contêm gorduras, óleos refinados (como de soja, de milho ou girassol), margarina, frituras, alimentos industrializados e álcool são alguns exemplos do que deve ser evitado.

— O corpo como um todo tem que estar bem nutrido e livre de agentes pró-inflamatórios e pró-oxidativos (açúcar, álcool, gorduras ruins, industrializados) para responder positivamente à exposição solar responsável e consciente — explica Elisa Berkenbrock.

Continua depois da publicidade

Conheça as melhores praias de Santa Catarina no vídeo

Leia também

Bronzeado saudável sem sol nem maquiagem: é possível?

Ansiedade e a compulsão alimentar: entenda como as emoções influenciam na alimentação

Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse

Destaques do NSC Total