O uso excessivo de dispositivos digitais pode afetar negativamente nossa saúde mental e física. Reduzir o tempo de tela é essencial para melhorar o bem-estar digital, promovendo um equilíbrio entre o mundo online e offline.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo um levantamento de 2024 feito pela Hootsuite, os brasileiros ficam quase quatro horas por dia conectados, mais que a média global, que é de 2h30 diárias. Um dos efeitos de todo esse tempo conectado são vários, especialmente na saúde mental: ansiedade, estresse e sobrecarga mental, especialmente pela necessidade de responder rapidamente às mensagens.

Ferramentas nativas para monitoramento

Os próprios celulares podem te ajudar a se afastar deles. Hoje em dia, muitos já contam com ferramentas nativas, ou seja, embutidas no sistema, para monitorar quanto tempo você passa olhando para a tela.

Android

  • Bem-estar Digital: Esta ferramenta permite monitorar o tempo gasto em aplicativos, definir limites diários e ativar o modo “Não Perturbe” para reduzir distrações.
  • Modo Focus: Ajuda a pausar aplicativos que causam distração, permitindo que você se concentre em tarefas importantes.

Continua depois da publicidade

iOS

  • Tempo de Uso: Disponível nas configurações, esta funcionalidade permite visualizar relatórios semanais sobre o uso do dispositivo, além de definir limites para aplicativos específicos.
  • Modo Silencioso: Reduz interrupções desativando notificações sonoras e visuais durante períodos pré-definidos.

Mas como reduzir o tempo de tela?

Existem várias maneiras de diminuir seu tempo de tela. Catherine Price, autora do livro “How to Break Up with Your Phone” (como terminar com o seu celular, em tradução livre), recomenda a adoção de algumas estratégias comportamentais para diminuir este tempo. Um deles é amarrar o celular com um elástico quando você não está o usando.

Calma, tem explicação: normalmente, pegar o celular é puro instinto, mas ao sentir a borracha, vai perceber o quanto simplesmente pega o celular sem um objetivo de fato.

Ficar longe fisicamente do aparelho também ajuda. Defina um lugar da casa para guardar o celular, ao invés de levá-lo consigo para todos os lugares (até para o banheiro).

Continua depois da publicidade

Aqui vão mais algumas dicas:

  1. Defina objetivos claros: estabeleça metas diárias ou semanais para limitar seu tempo de tela. Você pode usar funções como o Tempo de Uso, do iOS, para bloquear o aplicativo assim que este tempo se exceder. Toda vez que você quiser usar uma rede social depois disso, precisará digitar a senha, por exemplo.
  2. Use aplicativos de produtividade: ferramentas como agendas digitais podem ajudar a organizar seu tempo e reduzir a procrastinação.
  3. Crie zonas livres de tecnologia: designar áreas ou momentos do dia livres de dispositivos promove interações mais significativas. Estabelece limites físicos, como não entrar no quarto com o celular.
  4. Desative notificações não essenciais: isso ajuda a minimizar as interrupções constantes que incentivam o uso contínuo dos dispositivos e reforçam o ato de pegar o aparelho mesmo sem um objetivo e acabar se perdendo nos aplicativos.
  5. Pratique atividades offline: ler livros, praticar esportes ou meditar são ótimas formas de se desconectar da tecnologia.

Benefícios do bem-estar digital

Reduzir o tempo de tela não apenas melhora a saúde ocular e a postura, mas também aumenta a qualidade do sono e reduz os níveis de estresse. Além disso, promove interações sociais mais autênticas e melhora a produtividade no trabalho e nos estudos.

Adotar essas ferramentas e estratégias pode transformar seu relacionamento com a tecnologia, promovendo um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

Leia também

Não perca seus arquivos: como fazer backup completo do celular

Como proteger sua conta no Instagram e Facebook contra hackers