nsc
    santa

    Mueller apresenta

    5 dicas para montar uma cozinha bonita, funcional e atemporal 

    Montar uma cozinha que continue bonita e útil mesmo com o passar dos anos pode ser um desafio. Veja dicas que podem ajudar nesse processo 

    20/08/2020 - 14h36 - Atualizada em: 21/08/2020 - 10h05

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    5 dicas para montar uma cozinha bonita, funcional e atemporal
    (Foto: )

    A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que aumentássemos consideravelmente o tempo em casa. Um dos resultados dessa mudança de comportamento foi a preocupação em fazer da nossa casa um lar, adaptando espaços para deixá-los mais confortáveis, funcionais e bonitos.

    Nesse contexto, a cozinha ganha importância, já que, para muitos, ela o coração da casa e, por isso, merece uma atenção especial. Para evitar erros ao remodelar a cozinha ou ao projetar o ambiente do zero, é preciso levar em conta algumas recomendações. Confira dicas para não errar.

    1 - Avalie quais são os itens indispensáveis

    Segundo a designer de interiores Gabriele Gugelmin, alguns itens são o centro das atenções na cozinha e é preciso ter cuidado na hora de escolhê-los:

    — Os itens indispensáveis para montar uma cozinha consistem em geladeira, pia e fogão, que serão responsáveis por basicamente todo o processo de preparo de um alimento. São diversos os modelos disponíveis no mercado e isso será analisado pelos usuários conforme tamanho da família, espaço útil, rotina e disponibilidade financeira. Alguns itens como microondas e coifa também são muito importantes, já que facilitam no dia a dia de quem cozinha — explica a profissional.

    Especialmente em cozinhas planejadas, os eletrodomésticos de embutir são uma boa opção para quem preza por um visual mais moderno, já que eles encaixam perfeitamente no desenho da cozinha. No caso dos fornos de embutir, as vantagens vão além do design, já que eles permitem liberar a área da bancadas, otimizando o espaço e criando um visual mais clean e organizado.

    Quando o assunto é o fogão, os cooktops são uma boa opção para quem procura design e ganho de espaço. Por serem consideravelmente menores do que o os fogões tradicionais, os cooktops também são mais fáceis de limpar e manusear. Outra vantagem é a ergonomia, já que os cooktops são instalados diretamente no balcão e, quando a cozinha é planejada, o móvel é pensado para se adequar à altura de quem vai utilizá-la.

    Entenda as necessidades de quem vai usar o espaço
    (Foto: )

    2 - Entenda as necessidades de quem vai usar o espaço

    Ao definir o tamanho da cozinha, os eletrodomésticos que vão fazer parte dela, a distribuição dos móveis e os utensílios, é preciso levar em conta as necessidades de quem vai utilizar o espaço.

    — A parte de cocção será elétrica ou a gás? Essa informação é muito importante para decidir o modelo do seu eletro. Além disso, você pode ter diversas combinações como: cooktop com forno de embutir, cooktop com forno de mesa. A escolha depende de cada usuário — explica Gabriele.

    Além disso, ao escolher um forno, por exemplo, é preciso levar em conta a frequência com que ele será utilizado. Para quem cozinha esporadicamente e para uma ou duas pessoas, um forno menor, com capacidade para 44 litros pode ser suficiente. Já quem passa mais tempo na cozinha, gosta de preparar pães, bolos, assados ou mesmo grandes refeições para a família, um forno maior é essencial. Neste caso, vale optar por modelos que possuem capacidade de 68 ou 84 litros, que, geralmente, são de embutir.

    — Quando falamos de eletros embutidos, é muito importante a leitura completa do manual e o alinhamento com o marceneiro responsável pela produção das bancadas, uma vez que existem medidas padrões para os nichos, além da necessidade de respiros — explica Gabriele.

    O mesmo critério deve ser levado em conta ao escolher uma coifa ou depurador, que é essencial para filtrar o ar enquanto os alimentos são preparados, evitando acúmulo de gordura e odores. Para a parte de exaustão, verifique se o seu imóvel possui duto externo. Se possuir, opte por coifa, que também pode ser instalada como depurador quando não há duto.

    Vale lembrar que é importante escolher os eletrodomésticos ainda durante a fase do projeto da cozinha planejada para que, na hora de montar, eles caibam perfeitamente nos espaços destinados a eles.

    Entenda as necessidades de quem vai usar o espaço
    (Foto: )

    3 - Acerte na escolha das cores e revestimentos

    Na hora de planejar uma cozinha ou de renovar partes dela, pode ser tentador escolher um revestimento da moda ou uma cor mais forte que começou a aparece com frequência nos blogs de decoração. Mas para garantir que o aspecto moderno da cozinha se mantenha por mais tempo, a dica é apostar nos clássicos.

    — Opte por revestimentos claros e tons amadeirados leves. O branco nunca vai sair de moda! Se quiser inovar na cor, escolha itens que podem ser alteradas sem grande custo ou reformas, como jogos de panela, vasos decorativos, entre outros. Ah! Plantinhas na cozinha também são bem-vindas. Você pode montar uma pequena horta auto-irrigável e garantir aquele tempero fresquinho pras suas refeições — recomenda a designer de interiores.

    Acerte na escolha das cores e revestimentos
    (Foto: )

    4 - Atente-se ao material da bancada

    A pedra escolhida para a bancada é o que vai dar o tom geral da cozinha, então é preciso cuidado ao escolher cores e materiais deste espaço

    — Quando falamos da escolha de superfícies para bancada da cozinha devemos considerar pontos como resistência à água, resistência ao calor, porosidade e absorção. Materiais como granito, porcelanato e quartzo são os mais utilizados — explica Gabriele.

    Assim como na escolha das cores dos armários, optar por pedras de cores neutras é um bom caminho para conseguir um visual atemporal. Tons claros são uma boa pedida para cozinhas pequenas. Já as mais espaçosas e iluminadas também podem ir bem com tons mais escuros.

    5 - Escolha a cuba certa

    Existem diversos modelos de cubas no mercado, pensados para atender diferentes perfis de usuários. Dependendo de quantas pessoas vão dividir o espaço da cozinha, é possível optar por modelos de cuba simples ou dupla.

    — Escolha modelos com válvula e, se possível, com ladrão, que consiste em uma válvula de escape em casos de vazamento de água. É muito importante já ter definido o modelo da cuba ao contratar a marmoraria responsável pela pedra, já que ela vai precisar do gabarito para realizar o corte correto na superfície — orienta a profissional.

    Outro fator importante também é definir se a cuba será embutida ou sobreposta.

    — Cubas de sobrepor ficam com a borda acima do tampo da bancada, o que faz com que a água se acumule nas laterais. Nesse sentido, a cuba de embutir é mais prática. Porém, as de sobrepor costumam ser menos profundas, ou seja, ocupam menos espaço dentro do armário, sendo boas opções para cozinhas compactas — complementa Gabriele.

    Existem diversos acessórios para cuba que podem facilitar ainda mais na sua rotina, como dosador de sabão, triturador, tábuas, escorredor e até lixeira embutida. Apostar nesses objetos é uma forma de deixar a cozinha mais bonita e organizada.

    Entenda as necessidades de quem vai usar o espaço
    (Foto: )

    6 - Decide a iluminação

    No geral, lâmpadas de luz branca são as preferidas para a iluminação das cozinhas, já que estimulam a atenção e permitem visualizar com clareza os alimentos que estão sendo preparados. Mas se o espaço também é utilizado para receber amigos, pode optar por uma iluminação mais quente, com pendentes e trilhos.

    — Uma boa opção para iluminar melhor a área de preparo dos alimentos são as fitas de LED embutidas na parte inferior dos armários superiores. Uma solução prática e super eficiente — explica a designer de interiores.

    Acerte na escolha das cores e revestimentos
    (Foto: )

    Opte por peças mais limpas e de preferência embutidas, como os plafons e perfis de LED, que trazem um ar mais leve e clean. Se você tem uma cozinha grande, trabalhar com iluminação e gesso traz sofisticação ao espaço.

    Renovar a cozinha ou planejar um ambiente que atende a todas as suas necessidades passa por encontrar os eletrodomésticos certos para você.

    A Mueller acaba de lançar uma nova linha de embutidos que aliam tecnologia, eficiência e design e que são ideais para quem não abre mão de qualidade.

    Acesse o site da marca e confira.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas