Ter um veículo em mãos é sinônimo de conforto e praticidade. Além disso, muitas pessoas optam por adquirir um carro por questões de segurança. Mas nem todos se atentam a três itens fundamentais para manter o automóvel funcionando e, mais do que isso, andando sem grandes riscos: freios, pneus e suspensão formam o que alguns especialistas chamam de “Trindade da segurança”.
Continua depois da publicidade
Falhas ou desgaste excessivo em qualquer um desses itens pode causar problemas sérios no veículo e, ainda pior, coloca em risco a integridade física de quem usa o trânsito – seja motorista, passageiro ou pedestre. Dados de 2022 da Polícia Rodoviária Federal revelam que a falta de manutenção adequada causou mais de 1500 acidentes, resultando em 36 mortes somente naquele ano.
Leia também
Como identificar se o carro está com problemas? Confira algumas dicas
Continua depois da publicidade
Acidentes e situações complicadas que podem ser evitadas. E a boa notícia é que esses itens dão sinais antes de apresentar alguma falha ou causar algum prejuízo. Aprender a identificar esses avisos não só garante tranquilidade ao dirigir, mas também permite que o motorista faça a manutenção preventiva, que é sempre mais barata do que um conserto.
Os 5 sinais de desgaste de freios, pneus e suspensão
Separamos os principais indicativos de que a “Trindade da segurança” precisam de reparos com urgência. São fatores fáceis de observar durante o uso e que revelam a necessidade de levar o veículo em um mecânico.
1 – vibração no volante ou no pedal de freio
Sentir o volante ou o pedal vibrar durante a frenagem é um forte indício de problemas nas pastilhas ou nos discos de freio, que podem estar desgastados ou empenados. É um claro aviso que a frenagem está comprometida e o carro deve ser levado a um mecânico com urgência.
2 – Desgaste elevado ou irregular dos pneus
Esse é um indicativo de que o balanceamento ou o alinhamento do carro está desregulado ou alguma outra falha na suspensão, aumentando a pressão sobre determinados pontos do pneus, gerando mais desgaste.
Continua depois da publicidade
Isso compromete a aderência do pneu no solo, diminuindo a estabilidade e aumentando o risco de aquaplanagem, além de aumentar o consumo do combustível e dificultar o controle por parte do motorista.
3 – Barulhos “secos”
Ruídos metálicos ou sons de batidas, especialmente ao passar por buracos, lombadas ou outras superfícies irregulares pode ser sinal de que os amortecedores, buchas ou bandejas de suspensão estão seriamente comprometidos.
Isso pode causar a perda de controle do veículo na estrada e causar sérios acidentes.

4 – Pedal do freio baixo
Se o motorista precisar forçar muito o pé para frear, ou se o pedal parece frouxo, o problema pode estar no fluido de freio – que pode ser um vazamento. Uma falha nesse sistema representa um dos maiores perigos no trânsito.
Continua depois da publicidade
5 – Carro “puxando” para um dos lados
Se, ao soltar o volante em uma reta o motorista perceber que o carro “puxa” insistentemente para a direita ou esquerda, é sinal de problemas no alinhamento ou então que os pneus estão desgastados ou descalibrados.
Além de aumentar o consumo de combustível, isso exige mais força do motorista para controlar o carro, gerando um desgaste maior e aumentando o risco de perda de concentração, especialmente em viagens longas.
A importância da manutenção e cuidado com o carro
Para garantir que a Trindade da Segurança funcione de maneira adequada, a palavra-chave é vigilância. O motorista deve criar o hábito de checar a pressão dos pneus semanalmente, incluindo o estepe, e realizar o rodízio a cada 10.000 km, ou conforme a recomendação do fabricante.
Quanto aos freios, o ideal é sempre solicitar ao mecânico uma vistoria nas pastilhas e discos a cada revisão de rotina. A troca do fluido também deve ser feita de maneira regular – geralmente a cada dois anos, ou então conforme orientação dos fabricantes.
Continua depois da publicidade
Uma suspensão revisada preserva outros componentes do veículo, evita consumo irregular do combustível e ajuda o motorista a manter o controle mesmo em superfícies irregulares. Investir em cuidados preventivos, especialmente dos pneus, freios e suspensão, é essencial para rodar com segurança. Manter esses itens em boas condições é a garantia de que o carro responderá com eficácia, inclusive em situações de emergência. E nunca é demais lembrar que o custo da prevenção é sempre menor do que o preço de um reparo complexo ou então de um acidente grave.
Leia mais:
Luz da injeção acendeu? Saiba o que fazer e quando se preocupar
Quer economizar combustível? Confira 5 dicas práticas para gastar menos
 
				