O que você faz hoje para se refrescar nos dias de calorão? Aposto que a resposta inclui muito ar-condicionado ligado, piscina e, se possível, viajar para a praia. Mas já pensou como era em um tempo com carros sendo artigo de luxo e com climatização que não existia nem em sonho?

Continua depois da publicidade

Imagens do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva revelam que o Rio Itajaí-Açu era a alternativa. As fotos mostram cenas curiosas da temporada de verão na cidade durante o século passado. Você sabia, por exemplo, que existia um espaço de banho e natação entre as margens esquerda e direita?

Pois acredite. Existiu na década de 1910.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A Prainha, então, virou ponto de encontro no verão a partir de 1940. E tire da cabeça a cena que você tem hoje desse local, já que naquela época havia areia, muita gente tomando sol, piquenique e, claro, banhos no Rio Itajaí-Açu. Aos domingos era destino certo para as famílias.

Continua depois da publicidade

Mas entre 1970 e 1980, o espaço passou por urbanização e, aos poucos, foi deixando de ser um balneário para os moradores, que cada vez mais puderam se deslocar ao litoral. Atualmente, a Prainha está novamente em obras, e deve voltar a se tornar atrativa para os moradores.

Fotos mostram como blumenauense se refrescava antigamente

Leia mais

Como é um dia de verão na Praia do Pinho, berço do nudismo no Brasil; veja fotos

FOTOS: Viagem no tempo mostra evolução dos ônibus do transporte coletivo em Blumenau

Destaques do NSC Total