Uma barragem transbordou e a comporta dela falhou. Outra barragem ali perto apresentou vazamento. É possível que logo a água comece a chegar às casas localizadas abaixo das estruturas. Este é o cenário fictício de um simulado nesta sexta-feira (14) em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí. O objetivo é preparar a comunidade para casos de emergência, conforme prevê a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Continua depois da publicidade

Em Rio dos Cedros, que tem pouco mais de 11 mil habitantes, são cinco barragens de geração de energia elétrica. A maior delas tem capacidade para 32 bilhões de litros de água. A título de comparação, isso representa cerca de um terço da capacidade da barragem de Taió, no Alto Vale do Itajaí, destinada à contenção de enchentes. A segunda maior em Rio dos Cedros reserva até 17 bilhões de litros de água.

Essa é a primeira vez que a Celesc e a prefeitura da cidade fazem um simulado com a comunidade. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas vivam na chamada Zona de Alto Salvamento, a primeira a ser impactada em um eventual problema com as barragens de geração de energia elétrica. A ideia com a ação é prepará-las para conhecer as rotas de fuga e locais de segurança para abrigamento.

Nesta quinta-feira (13), equipes instalaram as placas sinalizando os caminhos a serem percorridos pelos moradores e a comunidade também recebeu visita de porta em porta com orientações. Todos foram convidados a participar do simulado. Nesta sexta (14), quando o relógio marcou 9h, um alerta sonoro indicava a necessidade de os moradores deixarem as casas e partirem para a igreja local.

Toda a encenação deve durar cerca de duas horas, com uma conversa com a comunidade e uma avaliação do simulado, para discutir a eventual necessidade de ajuste. “A iniciativa fortalece a cultura de prevenção, organização comunitária e segurança. Quanto maior for a participação, mais preparado estará o território em caso de necessidade real”, diz a Celesc.

Continua depois da publicidade

Sobre as barragens da Celesc na região

A região conta com duas Pequenas Centrais Hidrelétricas operadas pela Celesc Geração: a PCH Cedros e a PCH Palmeiras, ambas localizadas em Rio dos Cedros. A Usina Cedros conta com duas barragens associadas, Pinhal e Tarnowski. Já a Usina Palmeiras possui três barragens, Rio Bonito, Rosina e Captação Máquina 3. Todas as estruturas operam em condições normais de segurança, passando por inspeções periódicas e manutenções programadas, diz a empresa.

O que é e como funciona uma barragem?

Uma barragem é, na verdade, um grande reservatório de água. No caso das estruturas em Rio dos Cedros, elas servem para geração de energia elétrica. Essas estruturas têm comportas, que servem como “portas” que podem ser abertas ou fechadas, conforme a necessidade, para liberar água ou represar mais água.