O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a pré-candidatura do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em uma carta escrita a mão. A leitura da carta foi feita por Flávio em frente ao hospital DF Star, nesta quinta-feira (25), pouco antes de Bolsonaro passar pelo procedimento cirúrgico de correção de hérnia.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro está internado no hospital em Brasília (DF) onde passará pela cirurgia de emergência. A previsão era de que o procedimento tivesse início às 9h e duração de três a quatro horas. A correção cirúrgica de hérnia inguinal bilateral foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de avaliação médica da Polícia Federal.
“Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”, afirma a carta.
O documento foi assinado com a data de 25 de dezembro, esta quinta-feira. Contudo, Flávio afirmou durante a leitura que a carta foi escrita previamente, ainda na Superintendência da Polícia Federal, e entregue a ele no dia 23, antes de Bolsonaro ser internado, por um advogado.
Confira o vídeo da leitura da carta
Recebi com muita emoção a carta do meu pai, que carrega fé, confiança e responsabilidade. O desafio é grande, mas com sua bênção e a proteção de Deus, seguiremos no caminho certo pelo Brasil. pic.twitter.com/ovxk1TSMOw
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) December 25, 2025Continua depois da publicidade
Leia a carta na íntegra
“Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade dos anseios do povo brasileiro.
Continua depois da publicidade
Que Deus abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
Brasília, 25 de dezembro de 2025.”
Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro
*Com informações de g1 e CNN Brasil










