No extremo oposto do crescimento populacional catarinense, Barra Bonita, no Oeste do Estado, segue como o menor município de Santa Catarina em 2025. Segundo a estimativa divulgada pelo IBGE, a cidade tem apenas 1.642 moradores e ocupa também a 43ª posição entre as menores populações do Brasil.
Continua depois da publicidade
A realidade de Barra Bonita não é isolada. O levantamento mostra que 18 dos 20 municípios menos populosos de Santa Catarina estão no Oeste e Extremo-Oeste. Na lista dos menores municípios catarinenses também aparecem Presidente Castello Branco (1.707 habitantes), Santiago do Sul (1.732) e São Miguel da Boa Vista (1.777).
O contraste entre as pequenas cidades do Oeste e o crescimento do litoral chama a atenção. Enquanto Itapoá, no Norte catarinense, registrou a maior taxa de crescimento populacional do estado (4,4% em apenas um ano), municípios como Barra Bonita e Coronel Martins enfrentaram estagnação ou redução no número de habitantes.
Veja fotos da cidade
Além de revelar a dinâmica demográfica do Estado, as estimativas do IBGE têm impacto direto na gestão pública. Os números são usados pelo Tribunal de Contas da União para calcular a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM), principal fonte de receita de muitos desses pequenos municípios.
As estimativas populacionais divulgadas em agosto de 2025 têm como referência o dia 1º de julho deste ano e são elaboradas a partir das projeções oficiais da população brasileira e dos dados do Censo Demográfico de 2022.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Longe do mar, cidade do Oeste está entre as que mais ganharam moradores em 2025 em SC
Joias furtadas avaliadas em R$ 3,3 mil são recuperadas em Chapecó
                            
                            




