Enquanto o litoral catarinense concentra as maiores taxas de crescimento populacional, um município do Oeste chamou atenção no levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2025: Guatambu.
Continua depois da publicidade
A cidade registrou alta de 3,71% em sua população, ficando entre as que mais cresceram em Santa Catarina e se destacando como exceção fora da faixa litorânea. Conforme o IBGE, agora vivem em Guatambu 9.611 pessoas.
Para o cálculo das estimativas populacionais, o IBGE utiliza a Projeção da População do Brasil e Unidades da Federação e, para os municípios, um método matemático que tem como base a população do Estado e a tendência de crescimento do município entre os dois últimos Censos Demográficos (2010 e 2022).
De acordo com os dados, a expansão populacional em Guatambu superou a de grandes centros do estado, como Joinville, Chapecó e Palhoça. O levantamento do IBGE mostra que 18 dos 20 municípios que mais cresceram em Santa Catarina estão no litoral. Guatambu, no Oeste, e Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, são as únicas exceções.
Veja fotos de Guatambu
Continua depois da publicidade
SC é o segundo estado do Brasil com maior crescimento populacional
Santa Catarina teve um aumento de 1,60% no número de habitantes entre 2024 e 2025, segundo o IBGE. Em um ano, o Estado saiu de 8.058.441 moradores para 8.187.029, sendo considerado o segundo maior crescimento populacional do Brasil, atrás apenas de Roraima, que registrou um aumento de 3,07%.
O número, que revela o total de habitantes nos estados e municípios do Brasil, considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2025. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
Diferente do Censo Demográfico, que é uma contagem de pessoas e domicílios, as estimativas englobam outros indicadores, como taxas de nascimento e mortalidade. Os dados servem como referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos do país.
Cidades com maior crescimento populacional
Dos 20 municípios catarinenses que mais cresceram entre as estimativas de população 2024 e 2025, 18 municípios estão no litoral. As exceções são Guatambu (3,71%), sexto que mais cresceu no Estado, e Antônio Carlos (2,71%), com a 17ª taxa, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Itapoá (4,4%), no Norte catarinense, teve a maior taxa catarinense e a quarta maior do país, atrás apenas de Sambaíba (9,3%), no Maranhão, São José do Divino (8,4%), no Piauí, e Pacaraima
(4,6%), em Roraima.
Em seguida aparecem Barra Velha (4,20%), o sexto do país, Passo de Torres (4,03%), o nono, Balneário Gaivota (3,93%), o 11º, e Araquari (3,79%), o 13º.
Leia mais
Cerca de R$ 8 milhões são bloqueados em operação contra fraudes de licitações em SC
Jovem de Faxinal dos Guedes morre 12 dias após grave acidente na BR-282



