Uma comunidade no interior de Santa Catarina vai receber água tratada e encanada pela primeira vez em fevereiro de 2026. É o que anunciou a Casan nesta quinta-feira (13). Conforme a companhia, a novidade deve beneficiar 15 famílias da localidade rural de Barra Dollmann, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Desde quando a comunidade se formou, nas proximidades da Barragem Norte, os cerca de 100 moradores recorrem a poços rasos individuais ou captação em nascentes de matas próximas para levar água para dentro de casa. O cenário deve mudar a partir da instalação de 1,1 quilômetro de tubulação.
A previsão é de que as redes de água estejam totalmente assentadas até o fim de novembro. Já a instalação do reservatório e do sistema de bombeamento deve ser concluída até janeiro de 2026, com a operação total da rede em fevereiro, segundo a companhia.
— As novas redes vão levar a água da estação de tratamento até a região, que é distante do Centro e conta com um relevo mais acentuado. Após o assentamento das tubulações, será necessário instalar um reservatório de 20 mil litros e um conjunto de bombeamento, para garantir a pressão adequada para o envio da água tratada — explica Lázaro Floriano dos Santos, chefe local da Casan.
A prefeitura cedeu as máquinas para execução do serviço e a Casan investiu mais R$ 170 mil.
Continua depois da publicidade
Dados do painel de saneamento básico do Tribunal de Contas de Santa Catarina revelam que, em 2022, data mais recente do levantamento, pelo menos 10,5% da população do Estado não tem abastecimento de água por rede. Em José Boiteux, onde moram cerca de 6 mil pessoas, praticamente metade precisa improvisar para garantir como tomar banho e lavar louça.



