No Natal, decorar a casa segundo os princípios da prática chinesa pode potencializar os significados e simbologias da data. A técnica milenar Feng Shui indica que harmonizar os ambientes atrai bem-estar, prosperidade e energias positivas para a casa.
Continua depois da publicidade
Além da árvore em si, é indicado trazer enfeites naturais para a casa, feitos de madeira, fibras vegetais, cristais e algodão, que favorecem a energia vital e o aconchego no ambiente.
Indispensável na decoração natalina, a guirlanda na porta de entrada é responsável por filtrar e reciclar possíveis energias negativas. Em entrevista à Casa e Jardim, o consultor espiritual Arthur Peroni esclarece que, quando a guirlanda é colocada na porta, ela dá boas-vindas aos visitantes e traz energia e união entre os moradores.
Como montar a árvore de Natal, segundo o Feng Shui
Tradicionalmente representada por um pinheiro, a árvore de Natal simboliza crescimentoe está relacionada ao sucesso, ao reconhecimento e ao brilho pessoal.
Continua depois da publicidade
Quando você decora sua árvore, é possível atrair energia da renovação, da luz e da espiritualidade, criando um ambiente que celebra um novo ciclo com próposito e harmonia.
No Feng Shui, são usados os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água) para equilibrar os espaços. As cores natalinas podem ser associadas a alguns deles:
- Verde (madeira): vitalidade, cura, crescimento e conexão com a natureza;
- Vermelho (fogo): alegria, entusiasmo, paixão e proteção energética;
- Dourado (terra/metal): prosperidade, estabilidade e valorização pessoal;
- Prateado (metal): introspecção, brilho interno, memória e conexão com a intuição.
Continua depois da publicidade
As luzes pisca-pisca, velas, fogueiras e as cores vermelhas intensas ativam o elemento fogo, que está associado à energia Yang.
O excesso pode gerar ansiedade, irritação ou até conflitos. Para equilibrar essa energia, é recomendado misturar essas decorações com elementos mais suaves e relaxantes.
No topo da árvore, a estrela simboliza direção, propósito e iluminação do caminho para 2026. As luzes representam o movimento do Chi, a energia vital, evocando presença, confiança e atenção diante do novo ciclo. O Papai Noel, em seu tradicional traje vermelho, representa o amor e o afeto.
Continua depois da publicidade
— O ideal é respeitar as proporções. Ambientes pequenos pedem árvores compactas, que não bloqueiem a circulação do Chi. Já espaços amplos permitem decorações maiores e mais ousadas. A chave está em manter o equilíbrio: o excesso transmite desorganização, enquanto a escassez, sensação de abandono ou falta de vitalidade — sugere diz João Sebastião, arquiteto especialista em Feng Shui, em entrevista à Casa e Jardim.
Você vai querer sobre: O que significa “rage bait”, “parassocial” e “67”? Entenda os termos populares da Gen Z e Alpha.
*Sob supervisão de Pablo Brito






