A partir do início da tarde de quarta-feira (28), os catarinenses sentirão uma queda brusca nas temperaturas, que “antecipam” o inverno e até trazem neve para algumas regiões de Santa Catarina. Esse frio intenso deve permanecer no Estado até domingo (1º), especialmente entre as noites e manhãs.
Continua depois da publicidade
Confira, a seguir, como fica o tempo em cada dia da semana, para que seja mais fácil escolher qual agasalho tirar do armário e se proteger da “friaca”.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta terça-feira (27), o sol ainda aparece entre muitas nuvens no Estado. Mas com máximas próximas de 30°C no Oeste há previsão de chuva a partir da tarde, do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, com temporais, rajadas de vento e granizo.
Na quarta (28), a chuva se estende às demais regiões no decorrer do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria no Estado, ainda com risco de temporais, com chuva forte em alguns momentos. Já durante a tarde, o declínio acentuado das temperaturas começa a partir do Oeste e avança para as demais áreas até a noite, devido a uma intensa massa de ar polar acompanhando a frente fria.
Continua depois da publicidade
Essa intensa massa de ar seco e frio que atinge o Sul do Brasil, derruba as temperaturas mínimas que podem ficar abaixo de 0°C nas regiões mais altas de Serra, variando entre 1°C e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste, ficando em torno de 5°C no Extremo Oeste e em torno de 10°C no Litoral e áreas próximas.
Quando vai nevar em SC? Veja o que diz a previsão do tempo para os próximos dias
Entre a quarta e a quinta-feira, os ventos ficam intensos na metade leste catarinense, deixando a sensação térmica ainda mais baixa, especialmente no Litoral e no Planalto Sul.
A combinação do tempo úmido e o frio mais intenso favorece a condição de neve em localidades mais altas da Serra, especialmente entre a tarde e noite de quinta-feira (29). Apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões, com mínimas ficando próximas de 1°C nas áreas mais altas da Serra, variando entre 8°C e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste e variando entre 2°C e 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste. As máximas não devem passar dos 17°C em todo o Estado.
Na sexta-feira (30), o tempo fica mais seco com chance de geada ampla por toda Santa Catarina, e ventos de sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral e sul do Estado, na madrugada e manhã, com o ciclone extratropical afastando-se em direção ao mar.
Continua depois da publicidade
O frio intenso permanece até, pelo menos, domingo (1º), especialmente entre as noites e manhãs, com condições favoráveis para a formação de geada ampla no Estado durante estes dias. Durante as tardes, as máximas não passam dos 20°C.
E a neve?
Com a chegada da massa de ar seco e frio, há chance para neve em áreas altas da Serra catarinense. Considerada a região mais fria do Brasil, ela costuma marcar recordes de frio — em 2025, a menor temperatura do Estado foi -3,17°C, em São Joaquim. Outras cidades, como Urubici e Bom Jardim da Serra, também já registraram neve.
A última vez que nevou em Santa Catarina foi em agosto de 2024, em Bom Jardim da Serra. Na época, os termômetros marcaram 4°C.
Confira fotos dos episódios de neve em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Frente fria trará ressaca e ondas de até 4 metros
Nesta segunda-feira (26), a Marinha do Brasil emitiu uma nota informado que a passagem da frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre as cidades de Chuí (RS) e Florianópolis, com ventos de direção Sudoeste a Sul e intensidade de até 85 km/h entre as manhãs de quarta e quinta-feira.
O fenômeno climático também poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste e altura até quatro metros também durante o mesmo período, segundo a Marinha.
“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio“, finaliza o comunicado.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
“Dois pulsos” de frio: massa de ar polar com geada e neve “antecipa” inverno em SC
 
				 
                            
                            




