Se você passar pela Rua Bahia em Blumenau e prestar atenção, vai se deparar com a enorme escultura de um pug na frente de um terreno. Ou melhor, a cabeça do cachorro. Antiga no local, perto da Ponte do Salto, a construção já foi um grande morango e “casinha de boneca”. Hoje, serve de oficina e é motivo de curiosidade aos pedestres e motoristas mais atentos.
Continua depois da publicidade
Há mais de 10 anos, quando Elizandra Raupp era adolescente, a tia dela comprou uma casa no bairro Progresso. No quintal ao lado do imóvel havia um enorme morango feito pelos antigos moradores para as crianças. A familiar, então, ofereceu a casinha aos pais de Elizandra, que viviam na residência da Rua Bahia.
— A minha mãe pagou um guincho para buscar o morango e na hora que ele foi erguido acabou quebrando na parte debaixo. Foi colocado aqui em casa, meu pai pintou de novo e ficou parecendo um tomate (por conta da falta de uma parte e da cor vermelho vibrante sem pontos pretos) — diverte-se ao lembrar.
Veja fotos
Elizandra já era maior, mas a caçula dos quatro irmãos aproveitou a casinha por um tempo. Até que, há mais de cinco anos, quando tinha um pet shop no mesmo terreno em que morava com a família, Elizandra decidiu reformar o morango e chamar a atenção para o empreendimento: transformou a fruta em animal.
— Minha mãe falou com um colega da igreja que fez esculturas para o Beto Carrero, eu dei uma moto como pagamento e ele fez o trabalho. Precisava ser um cachorro de focinho curto para não pesar muito, então escolhi o pug, que era uma raça muito conhecida — conta.
Continua depois da publicidade
O pet shop fechou, atualmente Elizandra tem um salão de beleza no espaço, mas o cachorro e a família continuam lá. O irmão dela, inclusive, usa a estrutura para fazer consertos em bicicletas, o que tornou o pug uma minioficina. A pintura já está desgastada pela ação do tempo, mas Elizandra tem novas ideias. No futuro ainda incerto pretende reformar a escultura. Talvez ela se transforme em uma abóbora.
Ou em um tomate, oficialmente.
Leia mais
Empreendedora de Blumenau cria polêmica ao montar quarto da filha na sacada do apartamento






