Poucas tecnologias mudaram tanto e tão rápido a vida da humanidade quanto os computadores. Com auxílios que foram desde ajudar a encerrar a Segunda Guerra Mundial até facilitar a vida em escritórios, hospitais, mercados e outras áreas do conhecimento, sua usabilidade é inegável na facilitação do dia a dia. Mas você já parou para pensar como ele se tornou tão importante no cotidiano?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Bom, a resposta para essa pergunta pode ser divididas em partes, ou melhor, em alguns eventos fundamentais que ocorreram ao longo das últimas décadas. Continue a leitura e confira!

Continua depois da publicidade

Os eventos que tornaram os computadores importantes no dia a dia da humanidade

Criação do Colossus (1943)

Há mais de 80 anos foi criado o primeiro computador semelhante ao que temos hoje. A máquina eletrônica de calcular chamada Colossus foi criada pelo governo britânico para decodificar mensagens criptografadas do exército nazista. Projetada por Tommy Flowers, ela utilizava um modelo matemático de Alan Turing para captar informações fundamentais usadas depois para encerrar a 2° Guerra Mundial.

Criação da ENIAC (1946)

Já em 1946 foi criado o primeiro computador capaz de rodar mais de uma função. A máquina ficava na Filadélfia, pesava mais de 30 toneladas e ocupava um salão inteiro em uma escola. 

Continua depois da publicidade

Primeiro protótipo de um Computador de Mesa (1954)

Já na década de 1950, a IBM apresentou o primeiro computador de mesa que calculava rapidamente. De início, a máquina custava 80 mil dólares, mas com o tempo, a tecnologia ficou mais barata.

Criação da ARPANET (1969)

A ARPANET foi uma pequena rede de computadores criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que possibilitou a comunicação entre agências do país inteiro.

O primeiro e-mail foi enviado (1971)

Mesmo antes da Internet, o primeiro e-mail já havia sido enviado. Dentro desse sistema da ARPANET, o funcionário Ray Tomlinson enviou simplesmente letras aleatórias, um mero teste, mas que foi um marco.

Continua depois da publicidade

IBM lança o PC (1981)

Esse foi o passo fundamental da computação que iniciou a mudança na humanidade. Isto pois com o lançamento do Personal Computer (PC), as máquinas puderam passar de segredo de estado para algo utilizável para quem pudesse pagar. Mas o artigo ainda era caro, custando 1.500 dolares naquela época.

Tim Berners-Lee cria a Internet (1990)

No dia 20 de dezembro de 1990, o cientista britânico Tim Berners-Lee publicou o projeto que foi o guia para criar a internet como conhecemos hoje. Com isso, dois computadores poderiam trocar informações pela rede, conectados apenas por rotas organizadas.

Fundação da Google (1998)

Ainda em 1996, os jovens Larry Page e Sergey Brin eram colegas do curso de computação na faculdade de Stanford. Lá, eles desenvolveram um mecanismo de busca chamado Backrub que, de início, operava nos servidores da universidade. Mais tarde, especificamente em 1997, eles resolveram mudar o nome dessa tecnologia e em 1998 a Google Inc. foi registrada.

Continua depois da publicidade

Amazon lança o armazenamento em nuvem moderno (2006)

De forma geral, o armazenamento em nuvem começou  com a ARPANET em 1969. Porém, em 2006, a Amazon Web Services (AWS) lançou o EC2/S3 que permitia que pequenas empresas ou usuários individuais alugassem um espaço para hospedar imagens, documentos e outras coisas – algo que temos de forma muito desenvolvida hoje com o Google Drive, o Dropbox da Microsoft e outros.

Leia mais

Os filmes clássicos da década de 1970 que você deve dar uma chance

Confira 3 filmes marcantes com a atriz Fernanda Montenegro

Destaques do NSC Total