Na história do cinema, a década de 1970 é frequentemente citada como uma época de ouro, marcada por um período de criatividade, inovação cinematográfica e filmes emblemáticos. De dramas intensos a aventuras épicas, esse período produziu filmes que continuam a cativar e inspirar espectadores e cineastas até os dias de hoje.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Enquanto muitos dos filmes contemporâneos mais populares buscam o encanto dos efeitos especiais e da ação desenfreada, os filmes dos anos 70 muitas vezes se destacam pela profundidade de seus personagens, diálogos interessantes e narrativas complexas. Aqui estão alguns filmes da década de 70 que merecem ser redescobertos:

Continua depois da publicidade

Confira 10 filmes clássicos da década de 1970 para você assistir

O Poderoso Chefão (1972)

Dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no romance de Mario Puzo, “O Poderoso Chefão” é uma saga sobre a família Corleone e seu império do crime. Com atuações icônicas de Marlon Brando, Al Pacino e Robert De Niro, este filme é uma obra-prima que define o gênero no cinema.

Taxi Driver (1976)

Martin Scorsese e Robert De Niro se uniram para criar um retrato sombrio e perturbador de um veterano do Vietnã alienado que se torna um taxista em Nova York. “Taxi Driver” é uma exploração fascinante da solidão urbana e da deterioração da mente humana.

Continua depois da publicidade

Apocalypse Now (1979)

Dirigido por Francis Ford Coppola, este épico de guerra mergulha nas profundezas da Guerra do Vietnã. Estrelando um elenco liderado por Martin Sheen e Marlon Brando, “Apocalypse Now” é uma jornada alucinante e angustiante que desafia as noções convencionais de guerra e humanidade.

Amargo Pesadelo (1972)

Este thriller psicológico, dirigido por John Boorman, segue quatro amigos em uma viagem de canoa pelos pântanos da Georgia, que rapidamente se transforma em uma luta desesperada pela sobrevivência contra os habitantes violentos da região. Com performances poderosas e uma atmosfera tensa, “Amargo Pesadelo” é um retrato inesquecível de paranoia e primalidade.

Rocky: Um Lutador (1976)

Escrito e estrelado por Sylvester Stallone, este filme emocionante conta a história de Rocky Balboa, um boxeador amador que recebe a chance de uma vida ao enfrentar o campeão dos pesos pesados. “Rocky” é uma história de determinação, esperança e redenção que cativa o público até hoje, com novos projetos no mesmo universo com a franquia “Creed”.

Continua depois da publicidade

Chinatown (1974)

Dirigido por Roman Polanski e estrelado por Jack Nicholson e Faye Dunaway, “Chinatown” é um thriller neo-noir que se passa na Los Angeles dos anos 1930. Com uma trama intrincada e reviravoltas surpreendentes, o filme é uma exploração sombria de corrupção, poder e traição.

Laranja Mecânica (1971)

Dirigido por Stanley Kubrick e baseado no romance de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica” é uma obra-prima distópica que examina a natureza da violência e do livre-arbítrio. Com sua estética visualmente intensa e trilha sonora icônica, o filme continua a desafiar e provocar o público décadas após seu lançamento.

Rede de Intrigas (1976)

Este drama satírico, dirigido por Sidney Lumet, segue um âncora de televisão que se rebela contra as pressões comerciais e políticas que moldam o jornalismo moderno. Com uma performance lendária de Peter Finch como o âncora Howard Beale, “Rede de Intrigas” é uma crítica mordaz da mídia e do poder corporativo.

Continua depois da publicidade

Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Dirigido por Ridley Scott, este clássico do terror e da ficção científica apresenta a tripulação da nave espacial Nostromo lutando pela sobrevivência contra uma criatura mortal e desconhecida. Com sua atmosfera claustrofóbica e efeitos visuais inovadores, “Alien, o Oitavo Passageiro” estabeleceu um novo padrão para o gênero.

O Exorcista (1973)

Dirigido por William Friedkin e baseado no romance de William Peter Blatty, “O Exorcista” é um dos filmes de terror mais influentes de todos os tempos. Com sua representação intensa do confronto entre o bem e o mal, o filme aterrorizou e fascinou o público desde seu lançamento, estabelecendo um legado importante no cinema de terror.

Leia mais

Os filmes clássicos da década de 1950 que você deve dar uma chance

Os filmes clássicos da década de 1960 que você deve dar uma chance

Destaques do NSC Total