Pode não ser a mais famosa de Santa Catarina, mas foi na praia de Cabeçudas, em Itajaí, que nasceu o turismo “sol e mar” — ou seja, a praia como um momento de lazer. Foi no início do século 20, quando imigrantes europeus passaram a ir ao mar para se divertir. Até então, o oceano era trabalho para quem morava ali.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

Foram moradores de Brusque, Blumenau e de Itajaí os primeiros a construírem casas de veraneio em Cabeçudas, conforme a associação de moradores do bairro. Isso facilitou a abertura de ruas e o desenvolvimento da estrutura.

Marcos Konder, prefeito de Itajaí de 1915 a 1930, tinha uma afeição especial pela praia, e articulou a chegada de energia elétrica ao bairro. Foi em 1928, quando Adolpho Konder era governador do Estado de Santa Catarina. A história de Cabeçudas está descrita na Itajaipedia, projeto do pesquisador e escritor Magru Floriano.

Afinal, por que a praia tem este nome?

A praia de Cabeçudas leva o mesmo nome do bairro. Ela começa na bifurcação das ruas Juvêncio Taváres D’amaral (à beira-mar) e Floriano Peixoto, e a faixa de areia vai até a Cabela Santa Terezinha. O nome Cabeçudas tem ao menos cinco interpretações, conforme a pesquisa do idealizador da Itajaipedia.

Continua depois da publicidade

A primeira hipótese faz referências às tartarugas-cabeçudas que eram comuns no balneário durante os primórdios da colonização. Elas já não habitam mais a praia, mas o nome teria ficado. Há também quem diga que a referência é às formigas “cabeçudas” encontradas por ali.

Outra interpretação seria uma referência ao tamanho da cabeça de nativos da região. Quando o Iate Clube foi ampliado, em 1971, restos mortais deste povo foi encontrado. A quarta possibilidade tem relação com os morros do Farol e o da Caverna do Morcego. Os navegantes viam os morros que formavam dois cabeços (montes arredondados) mar adentro.

A última tese também tem relação com a formação geológica do local: as pedras dali também formavam cabeços, que foram retirados durante a construção da estrada geral. O principal destes cabeços deu origem ao Bico do Papagaio.

Continua depois da publicidade

Como chegar à praia de Cabeçudas

A praia fica a cerca de 5 quilômetros do Centro, e é possível chegar lá de carro, ônibus ou até de bicicleta. Saindo do Centro, é preciso seguir pelo bairro Fazenda até a Alameda Ernesto Schneider, passar pela ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, seguindo em frente até a rótula que dá acesso aos Molhes da Barra. Depois disso, é necessário passar pela Praia do Atalaia, seguindo em frente até a bifurcação entre as ruas Juvêncio Taváres D’amaral e Floriano Peixoto.

De ônibus, saindo do Centro, é possível usar a linha LB – Lazer e Turismo – Praias, aos finais de semana, ou a L1 – Cabeçudas, de segunda a sexta. Clique aqui e veja as rotas e horários.

Como era Itajaí antes de ser a cidade mais rica de SC? Veja fotos

Balneário Camboriú antiga surpreende; veja fotos

Continua depois da publicidade