Há 30 anos, Blumenau vivia uma experiência diferente na Rua Antônio da Veiga, quando a “via gastronômica” se tornou uma pista para corrida de kart. Os tempos eram outros, a movimentada região da Furb não era tão movimentada como hoje em dia, mas o evento agitou a cidade.
Continua depois da publicidade
À época, em 1995, Norberto Mette era secretário de Turismo do município. Ele lembra que havia uma empresa na cidade que tinha funcionários que corriam de kart e eles foram os pilotos do “campeonato” em via pública. As devidas autorizações foram obtidas, a Antônio da Veiga foi fechada entre as Ruas Max Hering e onde atualmente tem o Corpo de Bombeiros, e os moradores avisados para não saírem ou entrarem em casa naquele determinado horário.

Norberto foi um entusiasta da ideia porque lembrava da infância dele em Blumenau. Nos anos 1960, conta, havia a chamada “corrida de força livre”, em que os carros faziam um trajeto que percorria um trecho maior, da 7 de Setembro e até o Morro da Companhia. O então menino se encantava em ver os Gordinis, Decavês e Simcas “voarem” pelas pistas.
Enquanto secretário, então, deu todo o apoio ao evento na Antônio da Veiga, que se repetiu em 1996.
— Os pilotos tinham prática, foi algo profissional. Uma experiência diferente, muito legal — relembra.
Continua depois da publicidade
O fotógrafo e produtor Caio Santos, morador da cidade, publicou a foto da corrida nos anos 1990 nas redes sociais: “O evento se chamava Fórmula 200. A Praça do Estudante e as calçadas da rua da Furb foram tomadas por espectadores apaixonados por velocidade”, descreveu.
E você, consegue imaginar a Antônio da Veiga como uma pista de corrida?
Veja as fotos de Blumenau da década de 1940
Todas as imagens abaixo fazem parte do acerco do Arquivo Histórico de Blumenau e foram cedidas ao NSC Total. Confira:




















































