A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico específico e progressivo que afeta o sistema nervoso central, atingindo cerca de 1% da população mundial acima dos 55 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 200 mil pessoas no Brasil vivem com a doença.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Um estudo, publicado na National Library of Medicine, dos Estados Unidos da América (EUA), aponta que uma mudança no estilo de vida pode diminuir o risco de aparecimento da doença. Segundo o estudo, a prática de exercícios físicos aeróbicos reduz o risco e retarda a progressão da doença.

Continua depois da publicidade

Redução de 40% do risco

O estudo contou com a participação de 213.701 pessoas e apontou que homens e mulheres entre 30 e 39 anos que realizaram práticas frequentes de atividades moderadas a intensas tiveram um risco aproximadamente 40% menor do que aqueles que eram inativos em ambos os períodos.

Segundo os estudos, sete horas por semana de exercícios moderados a intensos, como tênis, ciclismo, natação e tarefas domésticas pesadas, pode fazer uma grande diferença. A recomendação, no entanto, é que cada paciente converse com seu médico para adotar uma rotina mais adequada.

O que é o Parkinson?

O Parkinson é uma condição que afeta o sistema nervoso central, principalmente o sistema motor, responsável por controlar os movimentos do corpo. A doença é causado pela redução progressiva da produção de dopamina, uma molécula cerebral que responsável por controlar os movimentos como andar, escrever e falar.

Continua depois da publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, sendo menos frequente apenas do que a doença de Alzheimer. No mundo, a doença afeta cerca de 11 milhões de pessoas.

Leia também:

O remédio que você toma para dormir pode ter relação com o Alzheimer

Veja os sintomas e os tratamentos para a doença de Parkinson

Destaques do NSC Total