Hoje em dia o sentimento é de que as obras que envolvem a aparição de zumbis sempre existiram, já que personagens assim estão rotineiramente presentes em filmes, séries, jogos e quadrinhos. Entretanto, o que pouca gente sabe é que o filme “A Noite Dos Mortos-Vivos” é o grande responsável por essa introdução “macabra” em peças culturais. Continue a leitura para saber como essa influência aconteceu.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Influência de “A Noite Dos Mortos-Vivos” no gênero terror

Segundo um artigo publicado em um site sobre estudos de cinema da Florida International University, o fato do filme se passar na zona rural do estado da Pensilvânia trouxe para o espectador algo mais crível do que se comparado ao que se tinha no terror da época.

Continua depois da publicidade

De certo modo, o filme tenta dar um ar mundano ao terror, de ser algo possível em nosso cotidiano. Algo que, segundo a análise do blog da Florida International University, nem de perto havia sido tentado pelos seus antecessores.

Diferenças entre os filmes atuais e “A Noite Dos Mortos-Vivos”

Quem acompanha filmes de terror com temática de zumbis percebe um padrão em suas narrativas. Isso porque sempre existe uma esperança dos personagens e do telespectador de que a humanidade vai superar ou se adaptar à presença dos cadáveres sedentos pelos que ainda estão vivos. A série “The Walking Dead” é um ótimo exemplo disso.

Quem já a assistiu percebe o esforço e a esperança do grupo de Rick Grimes em reconstruir a sociedade. Da fazenda, depois da queda dela para a prisão, depois para uma mini-cidade isolada e por aí vai. Entretanto, como aponta um artigo do site Hollywood Reporter, isso não acontece em “A Noite Dos Mortos-Vivos”.

Continua depois da publicidade

A todo momento, a morte e o fim parecem certos. Sucumbir parece questão de minutos, ou na melhor das hipóteses, horas. 

Influência política 

Apesar de todo o enredo, vemos que em “A Noite Dos Mortos-Vivos” o diretor George A. Romero não se furtou de trazer temas políticos no filme. Isto pois Ben, o personagem principal, é um homem negro. Algo muito raro na época segundo o artigo da Florida International University, dado o contexo de racismo presente nos Estados Unidos na época.

Isso ganha ainda mais peso com algo que foi levantado em uma análise do jornal The Concordian: no final Ben não morre pros zumbis, mas sim para um grupo de homens brancos armados. 

Continua depois da publicidade

Inclusive, o grande autor contemporâneo Jordan Peele chega a citar o filme como inspiração para sua escrita já que ele também tem a temática do terror racial muito forte em seus filmes.

Sinopse e onde assistir “A Noite Dos Mortos-Vivos”

“A Noite Dos Mortos-Vivos” é um filme de 1968 que conta a história de um grupo de amigos que se refugia em uma casa na zona rural dos Estados Unidos. Contudo, o que era pra ser uma simples noite vira um inferno quando cadáveres saem de suas covas para devorá-los. De início, o líder Ben tenta controlar a situação de maneira pragmática.

Mas quanto mais zumbis cercam a casa, mais a situação sai de controle. Se interessou pelo filme? É possível assistir ele no Plex, streaming gratuito de filmes clássicos.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Novo jogo de Zelda quebra tradição após 40 anos de franquia

O que aconteceu com os ícones de Hollywood dos anos 90

Destaques do NSC Total