Em uma sexta-feira como esta de 29 de novembro, há 80 anos, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutavam na Itália em uma batalha, durante a Segunda Guerra Mundial, que acabou inspirando o nome do município de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em 1944, mais de 25 mil soldados da FEB, incluindo combatentes, médicos, enfermeiras e religiosos, foram para a Itália lutar contra o regime nazifascista, conforme relatos inseridos no site do Governo Federal. A batalha de Monte Castelo durou meses e, após quatro tentativas, a tropa brasileira conquistou o Monte Castello em 21 de fevereiro de 1945. Foram mais de 11 horas de embate contra as tropas alemãs, o que causou a morte de 103 brasileiros na última investida, do total de 478 no conflito.
Cidade de SC tem nome de batalha da Segunda Guerra Mundial
Mas o que pouca gente sabe é que a batalha inspirou o nome do município, de mesmo nome, que fica a quase 200 quilômetros de Joinville. De acordo com Luzia Aparecida Duffeck, Secretária da Educação e Cultura da cidade, o nome surgiu após os pracinhas do município participarem da guerra.
Continua depois da publicidade
— A batalha na Itália foi na cidade chamada Monte Castello. Eles ganharam esta batalha e voltaram com vida, por isso, foram homenageados. Na chegada da cidade foi construído um pequeno castelo para esta representação — explica.
Duffeck explica que a área do município pertencia ao Paraná, e que, em 1917, foi incorporada a Santa Catarina. Nessa época, ainda tinha o nome de povoado de Rio das Antas, e passou a pertencer a Canoinhas até a emancipação política de Papanduva, em 1953.
Em 1958, a Câmara Municipal de Papanduva autorizou a criação do Distrito de Rio das Antas. Como já havia uma localidade com o mesmo nome na região do Vale do Rio do Peixe, líderes políticos e comunitários reuniram-se para, em 1959, escolher outro nome para o distrito.
— O nome escolhido foi Monte Castelo, em homenagem aos brasileiros que obtiveram importante vitória na batalha e conquista de Monte Castello, na Itália — afirma.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a cidade possui pouco mais de 7,7 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um terreno de 560,743 quilômetros quadrados.
Leia também
Como aumento de tomadas em porto pode ajudar na exportação de carne suína em SC
Como é o curso da UFSC Joinville que registrou só um inscrito no vestibular 2025
Pesquisadores investigam evidências de antigas civilizações em trilha que liga SC ao Peru