Morar na Europa é o sonho de muitos brasileiros e a Irlanda é um dos países bem procurados. Os dados mais recentes do Itamaray dizem que o número de brasileiros que decidiram morar em países da Europa cresceu 29% entre 2020 e 2023, passando de 1,3 milhão para 1,6 milhão, segundo o UOL.
Continua depois da publicidade
A Irlanda se torna atrativa porque é um país em que o brasileiro, depois de morar legalmente lá por cinco anos, pode pedir residência permanente. Para isso, precisa pagar uma taxa de aproximadamente 500 euros, cerca de R$ 3.150.
Quem consegue esse benefício pode trabalhar no país por mais cinco anos, isso sem enfrentar nenhum tipo de burocracia. Além disso, os cônjuges e dependentes também podem participar do processo. É uma das melhores oportunidades, e também das mais acessíveis, para quem quer morar no exterior.
Brasileiros que chegam na Irlanda tem por parte do governo irlandês um caminho bem claro do que deve fazer para manter o vínculo legal e também o que fazer se quiser prolongar sua vida por lá. Calma, que a Agência Hora vai te explicar o processo!
Continua depois da publicidade
Entenda como funciona o processo
O primeiro passo para que esse processo funcione é que você já tenha morado por 60 meses, de forma legal, no país. Como é que feita essa contagem? Acontece na hora da imigração. Quando você passa na imigração recebe carimbos e também um cartão de Permissão de Residência Irlandesa (IRP).
É importante ter isso, porque os períodos que você morar lá sem nenhum tipo de documentação não servem para análise. Conseguindo comprovar que você morou durante 60 meses na Irlanda, com tudo direitinho e de forma legal, você ganha uma permissão para continuar lá por mais cinco anos.
Em tempos que a imigração está cada vez mais complicada em diversas partes do mundo, isso significa paz para quem deseja estabelecer uma vida no exterior. O melhor é que a sua família também pode entrar nesse “pacote”.
Continua depois da publicidade
Conseguindo a sua autorização, é possível solicitar Residência de Longo Prazo também para cônjuge e dependentes.
Leia também essa novidade da Agência Hora: O pódio do zodíaco: o signo mais raro de todos e os 2 mais populares que você conhece.
Existe mais algum tipo de requisito?
Sim, existem mais alguns requisitos básicos para você conseguir essa autorização e viver tranquilamente na Irlanda e realizar o sonho da vida na Europa. Você vai ter que comprovar que tem autorizações de trabalho no país.
Continua depois da publicidade
Também tem que demonstrar que não se tornou um encargo para o governo irlandês durante o período que está lá. A sua conduta dentro do país também conta muito, então nada de ter problemas com a polícia irlandesa.
Ah, um dos pontos mais importantes é manter o vínculo legal de emprego, ou seja, se você é autônomo, esse processo não é nem considerado.
Por que isso está atraindo os brasileiros que sonham em morar na Europa?
Quem sonha em morar na Europa tem, além do sonho, a preocupação em também não ter problemas com isso. Esse documento é uma espécie de garantia que você pode seguir sua vida de forma tranquila no país, sem necessidade de ficar frequentando a imigração sempre.
Continua depois da publicidade
E já que o assunto aqui é sair do país, você pode gostar de ler também que sua viagem internacional mais fácil: o país que não exige passaporte e dá para ir só com o RG.