Situada no Litoral Sul de Santa Catarina, Balneário Arroio do Silva é uma cidade procurada por quem busca sossego, principalmente na baixa temporada. A praia é o destino de muitas pessoas acima dos 60 anos, além de ser também uma queridinha dos gaúchos.

Continua depois da publicidade

O município de aproximadamente 17 mil habitantes, atualmente conta com mais de 23% da população residente composta por idosos, com mais de 60 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022.

Qual a história por trás do nome da cidade de Balneário Arroio do Silva

Ainda conforme o Censo, a quantidade de pessoas acima dos 50 anos corresponde a aproximadamente 38% em Balneário Arroio do Silva, com mais de 5,9 mil pessoas. A gaúcha Rosimaria Machado, de 56 anos, faz parte deste grupo. Ela saiu de Viamão, no Rio Grande do Sul, em 2022, e desembarcou na cidade catarinense.

— Eu como gaúcha escolhi o Arroio do Silva por ser uma cidade acolhedora e tranquila. Como gosto de me conectar com a natureza, aqui tem tudo que eu preciso. Eu gosto de meditar, fazer minha caminhada, por isso escolhi esse lugar — conta.

Continua depois da publicidade

Rosimaria faz parte de um outro grupo que domina o município, os gaúchos. Isso porque 83% da população é oriunda do Rio Grande do Sul. No município, ela participa de escola de samba, clube de mães e outras atividades feitas ao longo do ano.

Sossego e calmaria

Uma das principais explicações por essa procura, é a tranquilidade, comum dos meses de abril até novembro. Já em meses de alta temporada, em especial entre dezembro e março, há dias que a população salta dos 17 mil para 70 mil, somando turistas, visitantes e moradores locais.

A cidade possui um centro com comércio, hospedagem, lojas e opções gastronômicas com forte base em frutos do mar, no entanto, ainda assim com uma grande variedade. Saindo do centro, o sul e o norte de Arroio do Silva já são considerados mais “pacatos”.

Continua depois da publicidade

No lado sul o principal ponto de moradia é a comunidade da Praia da Caçamba, que tem o seu próprio comércio local, porém tem um movimento menor ao longo do ano. Mais adiante, próximo à divisa com Balneário Gaivota, existe o bairro Arpoador, que possui poucos moradores e tem uma vegetação natural presente, contando até com um corredor verde.

No lado norte as coisas não são muito diferentes, na praia da Meta, por exemplo, é comum encontrar moradores da “melhor idade”, por ser um local com menor fluxo de pessoas. No bairro encontra-se um dos principais pontos turísticos da cidade, a Plataforma.

A prefeitura realiza algumas atividades destinadas a pessoas acima dos 50 anos, como o baile da terceira idade, clube de mães, que se estende durante todo o ano, e entre outros.

Leia também

Criciúma registra maior índice de calor em SC com 69°C

Safra da pitaya em SC deve movimentar R$ 18 milhões em 2025