A famosa franquia Pimenta Pastéis que já conta com seis estabelecimentos divididos entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, surgiu como um pequeno negócio. Com um investimento inicial de menos de R$ 10 mil, atualmente a empresa fatura mais de R$ 12 milhões. A rede é considerada uma das maiores do ramo de pastéis no Sul do Brasil.

Continua depois da publicidade

O surgimento do negócio foi em 2007, no bairro Lagoa de Fora, em Balneário Gaivota, no Sul catarinense. Na época, o casal de gaúchos Ronivon e Fabiana Machado compravam uma pequena pastelaria, com mesas de plástico e pouca estrutura. Com o avanço do empreendimento, eles se mudaram para a cidade vizinha Sombrio em 2010, em um local maior, com 110 metros quadrados.

O município se tornou a casa da franquia que logo teve que expandir a sua sede novamente, mais precisamente em 2018. Neste ano foi construída uma lanchonete de 510 metros quadrados, que curiosamente fica às margens da via de acesso à Balneário Gaivota, lugar onde nasceu o negócio.

Em 2021 o empreendimento se tornou a primeira franquia de pastelaria premium do Brasil. A primeira unidade franqueada foi inaugurada em Torres, no Rio Grande do Sul, em abril de 2022. De forma familiar, a sociedade é formada por Ronivon, sua esposa Fabiana e o filho Aleksander. O objetivo para um futuro não tão distante, é atingir o número de 30 estabelecimentos.

Prefeito de Criciúma pede fraldas como presente de aniversário para doação

Continua depois da publicidade

Atualmente, quatro lojas da franquia ficam situadas em Sombrio, Araranguá, Criciúma e Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, existem duas lanchonetes, em Capão da Canoa e Torres.

Variedade de atendimentos e produtos

Apesar do nome “Pimenta Pastéis” ser sugestivo, não é só de pastel que vive a franquia. Em algumas das lanchonetes, principalmente em Sombrio, há opções também de hambúrgueres, porções e bebidas variadas.

Segundo os proprietários, o que há de especial é a forma com que os lanches são feitos. As massas são produzidas de forma artesanal e tudo é feito na hora. Além do atendimento nos estabelecimentos físicos, existe também a opção de delivery, realizada no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Empresas de Tubarão e Itajaí viram alvo de investigação por fraudes fiscais milionárias

Pescador de 72 anos é agredido com voadora e tem dinheiro roubado em Laguna