nsc
    dc

    HENRIQUE BILBAO

    A revolução da transformação digital 

    Mas afinal, o que significa o termo Transformação Digital?  

    09/04/2020 - 13h23

    Compartilhe

    Por Tech SC
    Digital
    (Foto: )
    henrique
    (Foto: )

    Mas afinal, o que significa o termo Transformação Digital que está virando pauta em todos os assuntos sobre a evolução do mercado e como este novo conceito vai impactar o seu negócio?

    Como o uso do termo transformação digital se tornou mais comum, muitos se perguntam se ele veio para ficar ou se é apenas outra palavra da moda que em breve será uma memória distante. O que exatamente significa o termo transformação digital?

    A transformação digital nos dias atuais é parte de um processo que tem causado impacto nas organizações que fazem uso da ciência da computação e tecnologia para otimizar a performance e aumentar o engajamento dos clientes com a sua marca para que sua experiência de compra seja melhorada e, consequentemente, trazendo resultados acima do esperado.

    Embora não pareça, em algum momento você já foi impactado pela transformação digital na sua rotina e ainda não se deu por conta, pois a frequência dela nas nossas vidas pessoais e profissionais está acima do que já pudemos imaginar. De caixas eletrônicos interativos, até a tecnologia de visita virtual sendo implantada pelos consultórios médicos em todo o mundo, as inovações como nuvem, inteligência artificial (AI) e big data já alteraram drasticamente a experiência do cliente em muitos, se não em todos os setores, de maneira muito positiva.

    Porém, ao passo em que os impactos positivos chegam, você, empreendedor, precisa preparar a sua empresa para receber a transformação digital. Estar a um passo atrás nesse momento pode retardar a evolução de muitos negócios e, identificar esta oportunidade de melhoria e trabalhar sob ela é um grande passo para “abraçar esta ideia” e colher resultados surpreendentes. Isso porque a transformação digital é uma tendência que vem se desenvolvendo e impactando as comunicações (profissionais e pessoais) há quase 30 anos e, por este motivo, não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.

    Dados apontam que nos últimos 10 meses foram gerados mais dados que em todo o século XX e isso só prova o quanto as informações têm chegado em uma velocidade incontrolável, tornando nossa responsabilidade o domínio sobre elas e o uso adequado e coerente para tudo que esta quantidade de informações é capaz de produzir.

    Neste cenário, o conceito “mudar ou morrer” já foi abordado em algumas oportunidades e a reinvenção das organizações será necessária em meio aos desafios para que sejam encontradas formas criativas do uso de ferramentas na transformação digital.

    Convicções acerca de dos temas abaixo serão trabalhadas com bastante ênfase e você já pode aproveitar os conteúdos criados por aqui para ficar por dentro.

    - Responsabilidade no uso de dados;

    - Inteligência artificial;

    - Machine learning;

    - Linguagem de processamento natural;

    - E muito mais.

    Estes e outros tópicos podem ser um ponto de partida interessante para você que quer aprofundar o seu conhecimento na era digital e dar início a essa mudança na sua empresa.

    Boa leitura e sucesso!

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas