A formação de um ciclone extratropical traz chuvas intensas para ao menos cinco estados nos próximos dias. O sistema, segundo o Metored, ganhará força a partir de sexta-feira (9) e afetará o clima do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo até domingo (11).
Continua depois da publicidade
Na manhã de sexta-feira, pancadas de chuva fortes podem ser registradas no Rio Grande do Sul, afetando posteriormente Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.
No sábado (10), a previsão indica a formação de um rio atmosférico. De acordo com o Metored, o sistema deve transportar grande quantidade de umidade da região do sul da Amazônia em direção aos estados da região Sul, provocando tempestades severas.
O acumulado de chuva pode chegar a 130 milímetros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, o acumulado será menor (50 milímetros) e as chuvas devem se concentrar no litoral sul.
Veja a rota do ciclone extratropical
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
Continua depois da publicidade
Ciclone extratropical provoca fortes chuvas em SC
Em Santa Catarina, o sol dará lugar às chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (8), quando o avanço de uma frente fria no mar, somado ao calor e ao aumento da umidade, favorecem a ocorrência de temporais isolados em todo o Estado. Na sexta-feira, as instabilidades continuam e os ventos podem chegar a 70 km/h no Extremo-Oeste, segundo a Defesa Civil.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, e danos na rede elétrica. No sábado, o sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical, que se desloca em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul e influência Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados e de forte intensidade.
O sistema se afasta do Estado apenas na segunda-feira (12), contudo, ainda há chances de chuvas nas regiões mais ao Norte de Santa Catarina, especialmente na divisa com o Paraná.
Quais estragos o ciclone já causou em SC?
Continua depois da publicidade
O que a Defesa Civil recomenda?
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.












