A formação de um ciclone extratropical traz chuvas intensas para ao menos cinco estados nos próximos dias. O sistema, segundo o Metored, ganhará força a partir de sexta-feira (9) e afetará o clima do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo até domingo (11).

Continua depois da publicidade

Na manhã de sexta-feira, pancadas de chuva fortes podem ser registradas no Rio Grande do Sul, afetando posteriormente Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

No sábado (10), a previsão indica a formação de um rio atmosférico. De acordo com o Metored, o sistema deve transportar grande quantidade de umidade da região do sul da Amazônia em direção aos estados da região Sul, provocando tempestades severas.

O acumulado de chuva pode chegar a 130 milímetros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, o acumulado será menor (50 milímetros) e as chuvas devem se concentrar no litoral sul.

Veja a rota do ciclone extratropical

  1. Rio Grande do Sul
  2. Santa Catarina
  3. Paraná
  4. Mato Grosso do Sul
  5. São Paulo

Continua depois da publicidade

Ciclone extratropical provoca fortes chuvas em SC

Em Santa Catarina, o sol dará lugar às chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (8), quando o avanço de uma frente fria no mar, somado ao calor e ao aumento da umidade, favorecem a ocorrência de temporais isolados em todo o Estado. Na sexta-feira, as instabilidades continuam e os ventos podem chegar a 70 km/h no Extremo-Oeste, segundo a Defesa Civil.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, e danos na rede elétrica. No sábado, o sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical, que se desloca em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul e influência Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados e de forte intensidade.

O sistema se afasta do Estado apenas na segunda-feira (12), contudo, ainda há chances de chuvas nas regiões mais ao Norte de Santa Catarina, especialmente na divisa com o Paraná.

Quais estragos o ciclone já causou em SC?

Continua depois da publicidade

O que a Defesa Civil recomenda?

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.