Um sistema de baixa pressão deve se aproximar do Paraná nos próximos dias e trazer instabilidades para a região com a formação de um ciclone extratropical. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar), as condições trazem temporais e chuvas intensas para a região.
Continua depois da publicidade
O sistema de baixa pressão que dará origem ao ciclone começa a atuar sobre o estado a partir desta quarta-feira (7). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu três alertas para perigo potencial de tempestades no Paraná.
O mais amplo, que abrange todo o território paranaense, indica a possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, e queda de granizos na sexta-feira (9). Há risco baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Quando o ciclone deve se formar
O ciclone extratropical previsto para atingir o Paraná deve se formar entre o sábado (10) e o domingo (11). Contudo, o estado já deve ter chuva e instabilidade nos próximos dias por conta do sistema de baixa pressão que dá origem ao ciclone e de um cavado meteorológico.
Como fica o tempo nos próximos dias
De acordo com o Simepar, as chuvas devem ocorrer de forma isolada nesta quarta e em curtos espaços de tempo, e podem vir acompanhadas de raios no leste, nos Campos Gerais, no Norte Pioneiro, no Oeste e no Sudoeste do Paraná.
Continua depois da publicidade
“As temperaturas máximas se aproximam dos 30°C, ultrapassando esta marca nas metades oeste e norte. Em todo o estado, a combinação entre calor e umidade elevada contribuirá para sensação de abafamento, sobretudo no período da tarde”, aponta o órgão.
Já na quinta-feira (8), a previsão é de que o sistema de baixa pressão recue, porém um cavado meteorológico passará pelo Oceano Atlântico, o que provoca instabilidades na parte leste do estado, especialmente no fim do dia.
“As temperaturas máximas deverão alcançar os 30°C em praticamente todo o estado, podendo chegar a cerca de 33°C em municípios das faixas norte e oeste”, afirma o Simepar.
Na sexta, o sistema de baixa pressão se reaproxima do Paraná, o que faz com que a chuva volte a afetar o Estado, especialmente entre a tarde e a noite. Há chance de temporais e chuva pontualmente intensa.
Continua depois da publicidade
“Entre o sábado (10) e o domingo (11) esse sistema de baixa pressão se amplifica em direção ao Rio Grande do Sul e evolui para um ciclone extratropical, favorecendo o desenvolvimento de tempestades pontualmente severas, de forma abrangente sobre as regiões paranaenses”, diz o Simepar.
*Com informações do g1

